| 05/07/2005 08h13min
As relações entre França e Grã-Bretanha, que já não eram as melhores, se tornaram ainda mais azedas ontem com a divulgação de uma conversa entre os líderes da França, Jacques Chirac, da Rússia, Vladimir Putin, e da Alemanha, Gerhard Schroeder.
– A única contribuição dos britânicos para a agricultura européia foi o mal da vaca louca – teria dito Chirac aos dois colegas no intervalo da reunião de cúpula de Kaliningrado, na Rússia, no domingo.
A piada foi revelada pelo correspondente do jornal francês Libération em Moscou. Schroeder e Putin deram gargalhadas, segundo o jornal, o que teria estimulado Chirac a continuar, animado:
– Não se pode confiar em pessoas que cozinham tão mal. Depois da Finlândia, a Grã-Bretanha é o país com a pior comida.
Questionado sobre as declarações de Chirac, o porta-voz do governo francês, Jean-François Cope, recusou-se a fazer comentários. Já o gabinete do líder francês disse que as citações do Libération "não correspondiam em nada ao tom ou ao conteúdo da reunião" que o presidente manteve com seus colegas.
As relações entre França e Grã-Bretanha estão tensas desde que Chirac e o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, trocaram acusações em junho durante a discussão do orçamento da União Européia (UE). Blair, que assumiu a presidência da UE na semana passada, irritou o governo francês ao propor o corte de subsídios agrícolas.
Segundo o Libération, Chirac teria arrematado o festival de piadas de britânicos debochando do ex-secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), George Robertson, um escocês. Ele teria feito o presidente francês experimentar um prato escocês "insosso".
– É daí que vêm todos os nossos problemas com a Otan – teria afirmado Chirac.
O presidente francês e o primeiro-ministro britânico vão se encontrar amanhã durante a reunião de cúpula do G-8 (os sete países mais ricos do mundo mais a Rússia), na Escócia.
As informações são do jornal Zero Hora.