| 02/07/2005 12h17min
Dezenas de milhares de manifestantes usando roupas brancas fizeram uma passeata em Edimburgo, na Escócia, neste sábado. A manifestação pedia que os líderes das nações ricas concordem com medidas de combate à pobreza em uma cúpula que acontecerá na cidade na próxima semana.
Como parte de um dia de pressão sobre os países que compõem o G-8, incluindo os concertos de rock Live 8, mais de 100 mil manifestantes exigiam que os países ricos dobrem a ajuda às nações mais pobres, especialmente na África. O protesto também pede o perdão da dívida externa dos países pobres e mudanças no comércio internacional.
O grupo Faça a Pobreza História, coalizão de entidades de caridade, igrejas e outros grupos, se movimentaram pelas ruas do centro histórico da cidade para formar uma versão humana da faixa branca que é o símbolo da campanha. Os organizadores estimaram que mais de 120 mil pessoas participaram da passeata. A polícia não fez uma estimativa
Os líderes do G-8 se reúnem a partir
da próxima quarta no hotel Gleneagles, cerca de 65 quilômetros a noroeste de Edimburgo, para uma cúpula presidida pelo primeiro-ministro britânico, Tony Blair, que já destacou a África como prioridade da agenda.
As informações são da Reuters.