| 02/07/2005 14h15min
Cerca de 20 mil pessoas encheram uma praça no centro de Johanesburgo para a manifestação África de Pé contra a Pobreza, realizado neste sábado na capital econômica sul-africana. O evento faz parte da maratona musical Live 8, que ocorre simultaneamente em 10 palcos do mundo. O show local, que começou logo após o meio-dia, está ligado via satélite a espetáculos similares que estão sendo realizados em Londres, Berlim, Paris, Filadélfia, Toronto, Roma, Tóquio e Moscou.
Em Moscou, outras 20 mil pessoas compareceram à Praça Vermelha de Moscou para assistir à apresentação russa do Live 8. Na capital, o evento ocorre à muralha do Kremlin.
Por causa da possibilidade de atentados terroristas, os shows musicais ocorrem em meio a rigorosas medidas de segurança, sob a responsabilidade de 700 policiais e 500 membros das tropas do Interior. Agentes dos serviços secretos também estão atuando no local, além do uso do uso de detectores de metal para prevenir incidentes com armas.
O África de pé contra a pobreza é um evento patrocinado por organizações não-governamentais locais, e através das manifestações do Live-8 propõem maior colaboração dos países ricos do G-8 aos países pobres africanos.
As informações são da Agência EFE.