| 06/06/2005 10h34min
Os mercados de câmbio e de ações reagiam, na manhã desta segunda, dia 6, a declarações do presidente do PTB, Roberto Jefferson, que acusou o PT de dar mesada a parlamentares em troca de apoio no Congresso em entrevista à Folha de São Paulo. A Bolsa de Valores operava em forte baixa nos primeiros negócios. Às 10h23min, o Ibovespa cedia 2,63%, para 25.671 pontos, depois de uma semana de ganhos acentuados. O volume financeiro era de R$ 75 milhões.
– Essa é a gota d'água. A gente já teve a CPI dos correios, tem o problema do Mato Grosso. É o cenário político mais uma vez atrapalhando o cenário econômico – disse Luiz Roberto Monteiro, assessor de investimentos da corretora Souza Barros.
No mercado de câmbio, o dólar abriu em forte alta com as atenções voltadas ao cenário político após a divulgação de novas denúncias de corrupção. Às 10h23min, o dólar subia 1,44% a R$ 2,462.
– É a mesada do PT, é isso que está pegando no mercado – disse Alexandre Vasarhelyi, responsável por câmbio do banco ING.
Segundo operadores, a alta do dólar também é acentuada pelo fato de muitas tesourarias bancárias estarem vendidas em dólar.
As informações são da agência Reuters.