| 11/03/2005 17h10min
Um trator diferente chama a atenção do público que visita o estande da Firestone na Expodireto. O maquinário, equipado com santantônio, assento esportivo e aerofólio, lembra mais um carro de corrida do que uma simples máquina agrícola. Trata-se, na verdade, de um veículo de competição, que pode atingir a velocidade de 140 quilômetros por hora.
O tratorzão "tunado" é uma das estrelas das provas de Arrancadão de Tratores, a mais exótica categoria do automobilismo nacional, que há quatro anos encanta os moradores de pequenas cidades do Paraná e de Mato Grosso do Sul e, na primeira semana de outubro, deve estrear no Rio Grande do Sul, em Não-Me-Toque, segundo Heinz Schreiber Junior, idealizador do certame.
Os pilotos são, em geral, agricultores. O público também é maciçamente composto de produtores rurais. Nas provas, realizadas muitas vezes à noite, competem 16 equipes, além de quatro equipes de manobras, que fazem os shows de abertura. A pista, em linha reta, tem 201 metros e os vencedores comemoram com champanha, como na Fórmula 1.
A Firestone é um dos patrocinadores do campeonato, que serve de laboratório de testes para seus pneus. Depois de cada corrida, os pneus – utilizados em condições extremas, que jamais enfrentarão nas lavouras – são desmontados e analisados. Tudo para que o agricultor possa trabalhar com mais segurança no campo.
As informações são de Zero Hora.
Confira imagens da Expodireto Cotrijal 2005