| hmin
A Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA) divulgada nesta quarta, dia 30, aponta redução na taxa de desemprego total em maio. O índice de desocupados ficou em 17,2% da População Economicamente Ativa (PEA), contra para 17,7% em abril.
De acordo com a PED, a criação de 20 mil postos de trabalho foi superior ao número de indivíduos que entraram no mercado (14 mil), reduzindo em 6 mil o contingente de desempregados. O número de indivíduos sem ocupação na Região foi estimado em 313 mil pessoas.
A expansão da ocupação segundo os principais setores de atividade econômica mostrou-se mais expressiva nos serviços, com o aumento de 23 mil postos de trabalho, seguido da indústria de transformação, que, pelo terceiro mês seguido, registrou incremento no número de ocupados com a criação de 11 mil postos de trabalho.
Em maio o rendimento médio real do total de trabalhadores ocupados apresentou crescimento de 2,3%, ficando estimado em R$ 842. O rendimento médio real dos assalariados mostrou um acréscimo de 1,9%, situando-se em R$ 870.