| 29/01/2004 11h24min
O índice de desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre em dezembro foi de 15,9%, contra 17,3% apurado em novembro. Em relação ao ano anterior, contudo, a taxa de desemprego total no último mês do ano sofreu aumento significativo, tendo ficado em 14,2% em 2002. Os dados fazem parte da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) realizada pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), que apura mensalmente os níveis de ocupação da população economicamente ativa.
Conforme dados da PED, o contingente de desempregados em dezembro de 2003 foi estimado em 284 mil pessoas, redução de 24 mil indivíduos em relação a novembro. O resultado positivo é creditado à criação de 29 mil postos de trabalho, concomitantemente à entrada de 5 mil trabalhadores no mercado de trabalho.
A expansão da ocupação, segundo os principais setores de atividade econômica, foi expressiva no comércio (4,6%) e nos serviços (2,6%). Em sentido contrário, destaca-se a redução observada nos serviços domésticos (-1,8%). O setor privado apresentou expansão no contingente de assalariados de 1,3%, e o volume de autônomos cresceu 2,9%.
Embora as contratações tenham aumentado, o rendimento médio real apresentou redução de 1,9% tanto para o total de ocupados quanto para os assalariados. Em valores monetários, os rendimentos médios foram de R$ 820 para os ocupados e de R$ 844 para os assalariados.
O tempo médio despendido pelo conjunto dos desempregados na procura de trabalho em dezembro permaneceu idêntico ao do mês anterior e foi estimado em 44 semanas. Na comparação com dezembro de 2002, verificou-se a redução de uma semana.