| hmin
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta, dia 5, durante seminário com empresários libaneses, que o fluxo comercial entre o Brasil e o Líbano está muito aquém das relações culturais entre os dois países. Apesar desse cenário, Lula afirmou ter esperança de que o Líbano sirva como um espécie de "ponta-de-lança" das exportações brasileiras na região do Oriente Médio.
O presidente brasileiro lembrou que há um desequilíbrio na balança comercial a favor do Brasil, mas que isso pode ser revertido ou equiparado caso a indústria libanesa diversifique a pauta de exportações. Ressaltou ainda que é preciso fortalecer a infra-estrutura e as telecomunicações para que isso aconteça de forma sustentada. Lula considerou a possibilidade de disponibilizar transporte marítimo direto entre Líbano e Brasil, e lembrou que o país pode ser uma porta para a América do Sul.
Lula encerrou seu discurso com humor, afirmando que Brasil e Líbano são países irmãos.
– A gente pode dizer uma frase que vocês utilizam muito no Brasil: Nós somos "brimos" de verdade – brincou, usando o sotaque próprio dos descendentes árabes no país.
Com informações da Agência Brasil.