clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 04/12/2003 10h25min

Governos de Brasil e Síria pedem fim de conflitos no Iraque e Oriente Médio

Comunicado conjunto foi divulgado durante visita de Lula ao país árabe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governante da Síria, Bashar Al-Assad, divulgaram na manhã desta quinta, dia 4, comunicado conjunto em que pedem o fim da ocupação do Iraque pelas tropas de coalizão e o avanço das negociações de paz entre israelenses e palestinos.

No documento, tanto Lula quanto Assad enfatizam a necessidade "de dar passos acelerados com vistas à transferência do poder para o povo iraquiano, pôr fim à ocupação e conceder às Nações Unidas papel fundamental para que o povo iraquiano possa exercer a sua soberania, escolher o seu próprio governo e garantir sua integridade territorial". Os dois presidentes consideram essencial o apoio às Nações Unidas para que se possa promover as reformas de seus mecanismos, incluindo aí a expansão do Conselho de Segurança, a fim de incorporar um número maior de países do hemisfério Sul como membros permanentes.

O comunicado também destaca a urgência em se alcançar "uma paz abrangente, justa e duradoura no Oriente Médio". Este processo de paz seria baseado nas resoluções pertinentes do Conselho de Segurança da ONU, no princípio da terra pela paz e na iniciativa de países árabes. O lado brasileiro expressou o seu reconhecimento do papel essencial da Síria para se alcançar a paz e a estabilidade na região.

Os dois governantes ressaltaram a importância da realização da cúpula de chefes de Estado da América do Sul e de países árabes, que deve acontecer no Brasil em maio de 2004, para propiciar uma oportunidade de aproximação entre as duas regiões.

As informações são da Agência Brasil.

Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.