| 19/09/2003 19h41min
Avaí x Palmeiras, neste sábado, dia 20, é o jogo da temporada para a torcida azurra. Uma vitória diante do líder da Série B do Campeonato Brasileiro mantém o Leão da Ilha com chances de classificação à próxima fase. Já derrota ou empate podem significar eliminação precoce e conseqüentes três meses de inatividade.
Diante dessas circunstâncias, a direção avaiana espera casa cheia, enquanto jogadores e comissão técnica afinam o discurso do "tudo ou nada" para o duelo que começa às 21h40min no Estádio da Ressacada, em Florianópolis.
– É um jogo em que nós temos que ter força, tranqüilidade, firmeza, sabendo jogar, usar o campo que nós temos. O adversário é difícil, mas nós temos que ganhar – disse o técnico Jair Pereira.
– Não podemos errar. É tudo ou nada – afirmou o atacante Éder.
– Com determinação a gente consegue a vitória – falou o meia Mazinho.
– É um jogo em que só nos interessa a vitória – frisou o goleiro Gilberto.
Mazinho e Gilberto, aliás, são as novidades de Jair Pereira para o confronto com o Palmeiras. O goleiro terá a segunda oportunidade no time titular na vaga de Gustavo. Dessa vez, por opção técnica de Jair Pereira, preocupado com as falhas da equipe na bola aérea nos últimos jogos.
Já Mazinho, titular absoluto, volta à equipe depois de 30 dias afastado em virtude de uma lesão muscular. A outra novidade no meio-de-campo é o retorno do volante Edmilson, igualmente recuperado de um problema muscular, na panturrilha. Edmilson fará o setor de contenção ao lado de Anderson.
– O Palmeiras é uma equipe grande, está liderando o Campeonato Brasileiro, mas nós estamos jogando em casa e tempos que nos impor, buscar o resultado do começo ao fim. Estamos conscientes do que temos que fazer – disse Anderson.
Além dos aspectos técnico, tático e físico, treinados à exaustão durante a semana, Jair Pereira espera contar com um diferencial na noite deste sábado: o apoio maciço e incondicional da torcida azurra.
– Os jogadores têm que fazer a parte deles, e a torcida também tem que fazer a parte dela, transformando isso aqui num caldeirão – contou o treinador.
A previsão da direção é de um público entre 12 e 15 mil torcedores, empurrando o time rumo à classificação. Com 41 pontos e líder da competição, o Palmeiras já tem presença garantida na próxima etapa da Série B. Se não pontuar mais, os paulistas ficarão no mínimo com a terceira posição.
Um empate já garante a vice-liderança. Mesmo classificado, o Palmeiras está ciente que duas derrotas nas próximas rodadas podem desestabilizar o elenco. Além de garantir a liderança, os palmeirenses querem entrar nos quadrangulares finais com a equipe afiada.
– Temos que ter na cabeça que o time não está pronto para a fase decisiva. Se perdermos essas duas antes da próxima etapa, a coisa complica – alertou o goleiro Marcos.
O técnico Jair Picerni não poderá contar com os volantes Alceu (operou o joelho esquerdo e só volta a jogar em 2004) e Magrão (sofreu uma contratura muscular na coxa esquerda e pode ficar fora por três semanas). O meia Pedrinho, que ficaria como opção no banco de reservas, voltou a sentir contusão e foi vetado novamente.
As informações são do Diário Catarinense.