| 21/06/2003 17h59min
A falta de ousadia custou caro ao Criciúma. Sem um ataque consistente, o Tigre perdeu por 2 a 0 para o Vasco, em São Januário, neste sábado, dia 21, em confronto válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados todos no segundo tempo. Souza, de cabeça, fez aos seis minutos, e Marcelinho selou o placar, após cobrança de pênalti, aos 25 minutos.
Com o resultado, o time cruz-maltino quebrou um jejum de quase um mês sem vencer. A última vitória foi no dia 24 de maio sobre a Ponte Preta por 1 a 0. Depois, o Vasco empatou com Atlético-MG e Juventude e perdeu o clássico com o Flamengo.
Já o Tigre perdeu a chance de conquistar a terceira vitória seguinda. O Criciúma tinha vencido nas duas últimas rodadas o Figueirense e o Internacional.
No primeiro tempo de jogo deste sábado, o Tigre esteve melhor, com uma defesa bem fechada. Mas, apesar da boa marcação, o Criciúma não criou chances concretas de gol. O time alvinegro teve duas boas oportunidades no primeiro tempo. A primeira foi com Souza, aos 12 minutos.
O atacante recebeu uma bola enfiada na pequena área, mas correu muito para a direita, perdendo totalmente o ângulo e chutando no lado de fora da rede. A outra boa chance apareceu com Marcelinho. Em cobrança de falta próxima à meia lua, o jogador chutou com perfeição rumo ao ângulo direito de Fabiano. Uma cabeçada de Luciano Almeida para a linha de fundo impediu o gol.
Na segunda etapa, o técnico Antônio Lopes resolveu mexer na equipe. No intervalo, sacou Ely Thadeu e Wellington Moreira para colocar em campo Morais e Siston, respectivamente. Enquanto isso, o técnico interino do Criciúma, Gilson Kleina, manteve a equipe.
Morais teve participação direta no primeiro gol do Vasco. Ele tabelou com Marcelinho, que cruzou da direta para a área do Tigre. Souza nem precisou subir, e cabeceou livre, para o chão, abrindo o placar.
Em um lance duvidoso, aos 25 minutos, o árbitro Luciano Augusto Almeida deu pênalti contra o Criciúma. Marcelinho caiu na área após marcação de Luciano. O meia vascaíno foi para a cobrança e fechou o placar em 2 a 0.
Para piorar a situação do Criciúma, Juca foi expulso por falta em Henrique aos 35 minutos.
O lateral Luciano Almeida foi um dos destaques do Tigre no segundo tempo, buscando a iniciativa das jogadas. Mas isso não impediu que o Vasco demonstrasse um futebol mais eficiente na etapa final, criando mais chances de marcar. O erro nas finalizações impediu um placar maior.