| 15/06/2003 17h54min
O Criciúma venceu o Figueirense por 1 a 0 neste domingo, dia 15, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória foi marcado pelo lateral-direito Paulo César Baier, em pênalti cobrado aos 21 minutos do segundo tempo. Foi o primeiro confronto das duas equipes na elite do futebol nacional.
O jogo teve início morno para duas equipes que apresentam rivalidade dentro e fora de campo. Nervosa, a equipe do Tigre não conseguia segurar a bola no meio-de-campo, e o Figueirense aproveitou os erros de passe para tomar a iniciativa da partida.
A equipe da Capital chegou pelo menos três vezes ao gol de Fabiano, mas a conclusão era falha ou bloqueada pela defesa do Tigre. Quando a marcação do Criciúma encaixou, surgiu a melhor chance de gol do primeiro tempo.
Aos 19, o meia Dejair chutou de pé esquerdo, a bola fez uma curva para encobrir Edson Bastos, mas tocou na trave. A segunda melhor oportunidade também foi do Tigre, novamente com Dejair, aos 37. O meia tabelou com Tico, entrou na área, mas chutou sem direção, para fora.
No final da primeira etapa, o clima ficou quente na arqubancada com provocações e rojões disparados por ambas as torcidas. A Polícia Militar e os seguranças contornaram a situação aumentando o espaço da torcida alvinegra.
O segundo tempo começou, e o Figueirense voltou com maior disposição e posicionamento no gramado. Aos quatro minutos, Leo Macaé cobrou escanteio, Vágner Mancini desviou de cabeça, e Evair completou no poste, pelo lado de fora.
Aos seis, Fabiano fez duas defesas consecutivas e evitou o gol alvinegro. O técnico Gilson Kleina percebeu a falta de ofensividade da equipe e colocou Jabá e Delmer em lugar de Saulo e Tico.
A mudança deu certo logo a 20 minutos. Jabá tabelou com Delmer e foi derrubado por Jeovânio dentro da área quando se preparava para concluir. Paulo Baier cobrou e converteu a penalidade.
O Figueirense colocou Danilo em lugar de Jeovânio para buscar o empate que quase aconteceu aos 31 minutos. Mas Willian acertou o poste direito de Fabiano. No final, o Tigre administrou o resultado e fez a alegria de sete mil torcedores com a vitória.
CRISTIANO RIGO DALCIN/DIÁRIO CATARINENSE