| 02/09/2010 22h57min
O Avaí lutou muito na Vila Belmiro, mas foi derrotado pelo Santos por 2 a 1 pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado o Avaí termina a rodada na 10ª colocação na tabela, com 23 pontos. O Santos chega aos 30 pontos e alcançou a terceira posição no Brasileiro.
Na próxma partida o Avaí recebe o Atlético-PR no domingo, às 16h, no estádio da Ressacada pela última rodada do primeiro turno. O Santos vai até o Rio de Janeiro enfrentar o Flamengo no Maracanã, também no domingo, às 16h.
O jogo
O Santos começou a partida como sua torcida se acostumou na primeira metade do ano. A equipe de Dorival Júnior sufocou o Avaí e pela direita, Pará cruzou, Rudnei e Rafael bateram cabeça e a bola sobrou para Neymar, que chutou de primeira no canto direito de Renan e abre o placar na Vila com menos de um minutos de partida.
>>> Assista aos gols pelo site da RBS TV
O Santos continuou em cima do Avaí e, aos 14 minutos quase ampliou. Neymar tabelou com Keirrison e recebeu a bola dentro da área, com um leve toque deixou Zé Eduardo na cara de Renan, o atacante chutou para fora e desperdiçou uma boa oportunidade para o Peixe.
Sem deixar o Avaí sair jogando, o Santos criava as melhores oprotunidades de gol. Aos 22 minutos, sempre com Neymar, que arrancou do meio de campo, passou para Zé Eduardo, o atacante deixou a bola passar e ela chegou em Keirrison, o zagueiro Rafael chegou antes na jogada e mandou a bola para lateral.
A partir dos 25 minutos, o Avaí se acalmou em campo e passou a ter mais a posse de bola. Mesmo não chegando com perigo, o Leão arriscava chutes de fora da área, principalmente com Vandinho.
Em dois lances antes do intervalo, o Avaí teve a chance de marcar seu gol. Aos 40, Cristian recebeu pela direita, e dentro da área cruzou para Vandinho, o atacante rolou para trás, mas nenhum jogador do Leão chegou para concluir a jogada.
Aos 46 minutos, Vandinho livre chutou da entrada da área, o goleiro Rafael fez grande defesa e mandou a bola para escanteio.
Segundo tempo
Na volta para a segunda etapa, o Santos tentou imprimir a mesma pressão do início da partida, mas aos poucos o Avaí foi tomando conta do jogo e chegar com perigo ao gol do goleiro Rafael.
Logo aos seis minutos, o árbitro Carlos Eugênio Simon deixou de marcar uma falta de Neymar em Laércio quando o atacante avaiano ia ficar de frente para o gol adversário.
Aos 12 minutos, Vandinho cobrou falta da intermediária, a bola passou por baixo da barreira e o goleiro Rafael fez uma difícil defesa, mandando a bola para escanteio. Na cobrança do tiro de canto, o zagueiro Rafael cabeceou e mais uma vez o goleiro Santista fez uma grande defesa.
Aos 20 minutos, o Avaí teve sua melhor oportunidade. Vandinho recebeu na entrada da área e chutou de primeira, a bola bateu na trave direita, na sobra Laércio cruzou para Rudnei, que de voleio mandou a bola por cima do gol de Rafael.
O meia Valber teve uma grande oportunidade aos 33 minutos. O jogador foi lançado por Leandro Bonfim e na saída do goleiro santista deu um leve toque por cima, a bola caprichosamente saiu à direita do gol santista.
Na única oportunidade da equipe comandada por Dorival Júnior, mais uma vez apareceu o talento de Neymar. O atacante deu um toque preciso para Alex Sandro, o lateral ganhou a dividida de Rafael e cruzou para Marcel, que de frente para o gol, não desperdiçou e marcou o segundo gol aos 38 minutos.
O Avaí ainda descontou com Valber, o meia recebeu dentro da área, driblou Edu Dracena e de perna direita chutou rasteiro, sem chances de defesa para Rafael e deu números finais ao jogo.
Ficha técnica
Santos ( 2 )
Rafael; Pará, Durval, Edu Dracena, Alex Sandro; Arouca, Danilo, Marquinhos (Zezinho); Zé Eduardo (Marcel), Neymar, Keirrison (Alan Patrick)
Técnico: Dorival Júnior
Avaí ( 1 )
Renan; Marcos (Emerson Nunes), Rafael, Emerson, Eltinho; Marcinho Guerreiro, Rudnei, Jéferson (Leandro Bonfim), Valber; Cristian (Laércio), Vandinho
Técnico: Antônio Lopes
Gols: Neymar (S) a um minuto do primeiro temp, Marcel (S) aos 38 minutos, Valber (A) aos 42 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Marcos, Jéferson, Emerson Nunes (A), Neymar (S)
Arbitragem: Carlos Eugenio Simon, auxiliado por Jose Javel Silveira e Alexandre Kleiniche (trio do RS)
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos
Público: 7.141
Renda: R$ 171.831
Em instantes mais informações.