| 24/08/2010 19h33min
Renato mantém a tradição de não revelar seus times. Nos treinos, ele testa várias opções. Nas entrevistas, despista. Porém, na tarde desta terça, ele deu mais atenção ao esquema 4-4-2. Mesmo quando orientou a equipe com três zagueiros, usou dois atacantes, no 3-5-2. Ao que tudo indica, Jonas e Borges vão atuar juntos contra o Santos, a partir das 22h desta quarta, no Olímpico, pela 16ª rodada do Brasileirão. Além disso, o treinador treinou a maior parte do tempo com Vilson, novo reforço, na zaga.
– Ele (Borges) faz parte do grupo. Quando eu cheguei ele estava saindo do departamento médico, temos que tomar cuidado. Agora ele está bem melhor, está querendo, está feliz, e se jogar pode ter certeza que vai ser mais uma das armas que o Grêmio vai ter contra o Santos – disse Renato.
Pelo treinamento, o Grêmio deve jogar no esquema 4-4-2, com a volta de Rochemback ao meio e Borges ao ataque. O treinador pode optar por Vilson desde o início, ou começar com outro zagueiro ao lado de Rafael Marques. O time mais provável é Victor; Edilson, Vilson (Neuton) Rafael Marques e Fábio Santos; Willian Magrão, Rochemback, Souza e Douglas; Jonas e Borges.
– Eu procuro mexer o menos possível na equipe para dar o entrosamento necessário. Tem jogadores saindo do DM, jogadores importantes, e às vezes você precisa mudar alguma peça para melhorar. Eu vou pela minha cabeça, sempre vou buscar o melhor para o Grêmio - comentou Renato, lembrando que ainda não encontrou o time ideal por causa do tempo curto de trabalho: - Ainda não defini uma equipe por falta de tempo. Cabe a eles, todo mundo tem que mostrar que tem condições – completou.
Independente do time que entrar em campo, Renato tem uma orientação principal para encarar o Santos: não deixar o adversário jogar.
– Não podemos deixar o Santos jogar, eles são jogadores de raciocínio rápido. E o Santos perde jogador, mas entra outro e dá conta do recado, porque o elenco é muito bom. As coisas lá têm dado certo, e os jogadores ficam mais confiantes. O time todo do Santos é muito bom e temos que tomar bastante cuidado – ressaltou.
Apesar de o Santos ser um time que exige cuidados, Renato coloca fé no seu grupo de jogadores para vencer dentro de casa. E pede que os jogadores entrem em campo mostrando que querem ganhar desde o início.
– Eu estou bastante confiante na equipe amanhã, pelos treinamentos, pelas conversas que tenho tido com eles, pela motivação deles nos treinos. Tem que mostrar que quer ganhar desde os primeiros minutos – destacou.
Próximo jogo, 25/08
Brasileirão: Grêmio x Santos
Horário: 22h
Local: Estádio Olímpico