| 24/08/2010 16h50min
No último treino do Grêmio antes de encarar o Santos, o técnico Renato orientou na maior parte do trabalho no campo principal do Olímpico o time no esquema 4-4-2. Antes disso, o comandante tricolor também testou o 3-5-2, no início dos trabalhos. O tempo todo ele treinou com dois atacantes e fez substituições de jogadores diversas vezes. Primeiramente, ele orientou mais o posicionamento dos times, sem colocar um time contra, e em seguida um time reserva foi colocado em campo. Além disso, o trabalho começou em campo reduzido, depois ocupou todo o gramado.
Primeiro time testado por Renato, no 3-5-2: Victor; Ozeia, Rafael Marques e Neuton; Edilson, Willian Magrão, Souza, Douglas, Fábio Santos; Jonas e Borges.
Segundo time, no 4-4-2. Mudanças: entraram Vilson e Rochemback, saíram Neuton e Ozeia: Victor; Edilson, Vilson, Rafael Marques e Fábio Santos; Willian Magrão, Rochemback, Souza e Douglas; Jonas e Borges.
Terceiro time, no 4-4-2. Mudanças: saiu Edilson, entrou Leandro, e Souza foi para a lateral-direita: Victor; Souza, Rafael Marques e Fábio Santos; Willian Magrão, Rochemback, Leandro e Douglas; Jonas e Borges.
Depois das alternativas testadas, os jogadores partiram para um rachão, com times bem misturados, em campo reduzido. As ausências no treino foram os volantes Adilson e Ferdinando. O primeiro tem uma unha encravada, e o segundo está no departamento médico com dores musculares. Adilson não tem condições de jogo, e Ferdinando provavelmente não possa ser relacionado.
Em Fortaleza, antes do jogo contra o Ceará, na rodada anterior, Renato avisou que seus times serão divulgados sempre 45 minutos antes das partidas. No final do treino desta tarde, o treinador concede entrevista coletiva.
Próximo jogo, 25/08
Brasileirão: Grêmio x Santos
Horário: 22h
Local: Estádio Olímpico