| 14/08/2010 21h53min
Enquanto o Inter se concentrava na final da Libertadores da América, o Grêmio demetia o técnico Silas e procurava um substituto. Confira como foi a semana da Dupla Gre-Nal:
Silas é demitido e Inter treina em São Paulo
O técnico Silas não suportou a derrota por 2 a 1 para o Fluminense e acabou demitido após a partida. Luiz Onofre Meira, assessor de futebol, também perdeu o cargo.
— A tristeza é muito grande, mais pela situação. Não estou indo embora de mãos vazias. Para muitos não vale nada, mas pra mim o Gauchão tem muito valor. Tivemos uma campanha maravilhosa na Copa do Brasil, sem contar a vitória no Beira-Rio – disse Silas.
O Inter começou a viagem para o México. Após partir de Porto Alegre, a delegação fez escala em São Paulo e os jogadores realizaram um treino no Pacaembu, antes de seguir para a América do Norte.
Chegada ao México e especulações no Grêmio
O Inter chegou ao México para a primeira partida contra o Chivas, pela final da Libertadores. No mesmo dia, a equipe fez o primeiro treino na grama sintética do Estádio Omnilife. Apesar da polêmica, os jogadores não reclamaram do piso artificial.
No Estádio Olímpico, o dia foi de especulações sobre quem seria o novo técnico do Grêmio. Jogadores falaram sobre a demissão de Silas:
— A gente fica triste, além de um grande homem e do caráter que ele tem, foram sete meses juntos, ganhamos título gaúcho, e na Copa do Brasil vínhamos bem. Depois da parada a gente não conseguiu jogar aquele futebol. A gente fica triste pela demissão, mas na torcida para que ele tenha sorte. Nós temos que trabalhar aqui para sair dessa situação — disse o atacante Borges.
Renato aceita convite e Porto Alegre se prepara para final
Renato Gaúcho aceita convite para treinar o Grêmio. O treinador ainda comandou a vitória do Bahia contra o Paraná naquela noite. E falou sobre o retorno ao Olímpico na entrevista coletiva depois da partida:
— Estou voltando para o clube que me adotou quando eu era criança. Estou voltando muito feliz para ajudar meu clube do coração a sair desta situação. Eu estou quase sem palavras. Muito feliz por realizar um sonho. Venci no Grêmio como jogador e agora, com apoio da torcida, dirigentes e grupo, podem ter certeza que vou ajudar — falou Renato.
No México, o Inter realizou o segundo treino antes da primeira partida da final da Libertadores. Porto Alegre se vestiu de vermelho para aguardar o jogo do Colorado.
Virada histórica do Inter e dispensa no Olímpico
O Inter começou a decidir a Copa Libertadores da América e conseguiu uma vitória histórica contra o Chivas. Depois da sair perdendo no primeiro tempo, o Colorado conseguiu virar o placar com gols de Giuliano e Bolívar. O bicampeonato ficou mais perto.
— Não entramos em desespero, não nos desorganizamos, e merecemos a vitória. Mas este foi só o primeiro tempo de um jogo de 180 minutos. Estamos felizes, mas precisamos manter a concentração e a atenção — afirmou o técnico Celso Roth após a partida.
No Estádio Olímpico, a direção do Grêmio anunciou a dispensa do zagueiro Rodrigo. A razão para a decisão seria o mau comportamento do jogador no vestiário e na concentração da equipe.
Dia de chegadas
Renato Gaúcho chegou a Porto Alegre e foi apresentado oficialmente como novo treinador do Grêmio. No mesmo dia, já estreou no comando do time. Ele comandou da casamata a equipe que perdeu por 2 a 0 para o Goiás e foi eliminada da Copa Sul-Americana.
— Há males que vem para o bem. Saímos da Sul-Americana, mas vamos ter mais tempo para trabalhar. Não adianta querer jogar dois campeonatos quando as coisas não vão bem — garantiu Renato após a derrota.
O Inter chegou do México após a vitória contra o Chivas, mas preferiu evitar o clima de "oba-oba". Ao ficar sabendo que uma festa estava sendo organizada para o a delegação, Fernando Carvalho tratou de cancelar a recepção. E explicou:
— Foi uma viagem demorada, cansativa, mas valeu a pena. Sobre a festa, não havia motivo. Não é o momento para isto, não tem nada ganho.
Dia de treinos
No Estádio Beira-Rio, Celso Roth fechou o treino para encaminhar a equipe reserva que enfrentará o Fluminense no próximo domingo, pelo Campeonato Brasileiro. Jogadores do Chivas afirmaram que time joga melhor fora de casa
Pelo lado azul, foi o dia do primeiro treino de Renato como técnico do clube. Jonas declarou que equipe precisa superar a má fase:
— Temos que passar em uma borracha em tudo que aconteceu. Lógico que fomos campeões gaúchos e fizemos uma boa campanha na Copa do Brasil. Mas é passado. Temos que fazer um bom Brasileirão. Não estamos felizes pela situação atual — discursou Jonas.
>> Vídeo: Os bastidores da vitória colorada