| 04/08/2010 07h43min
A proliferação de ingressos destinados à torcida do São Paulo e comprados por colorados preocupa a Polícia Militar paulista. Para evitar tumulto em uma partida que terá um público de pelo menos 54 mil torcedores, a PM reforçou o efetivo e decidiu que vai retirar do Morumbi qualquer torcedor do Inter que esteja se comportando de forma ostensiva, for identificado e não estiver na área destinada aos visitantes.
Em casos mais graves, o colorado poderá ser barrado ainda antes do acesso ao estádio. A ordem da PM é clara: impedir possíveis brigas entre torcedores.
Segundo o major Leandro Pavani, 46 anos, gaúcho de Santa Maria, e responsável pela coordenação operacional do 2° Batalhão da Polícia de Choque, mais do que nunca é preciso que os colorados infiltrados comportem-se com discrição.
Para identificar estes torcedores que estarão fora da área destinada ao Inter (deverão ser pelo menos 800 ocupando outros setores do estádio), haverá policiais à paisana nas arquibancadas. O aparato também inclui 108 câmeras de segurança olhando cada lance de escada no Morumbi, mais policiais com binóculos procurando possíveis focos de incidentes no estádio.
Além disso, a PM acredita que poderá barrar a entrada de alguns colorados ao estádio durante a revista de roupas e mochilas. Uma camisa do Inter escondida entre outros pertences, por exemplo, será motivo para impedir o acesso.
— Não vamos à caça de ninguém, tampouco procurar colorados a serem retirados do Morumbi, mas pedimos que eles sejam cuidadosos. Que não venham uniformizados, que não vibrem com lances ou gols do Inter, nem entrem em provocações, caso sejam identificados por são-paulinos — adverte Pavani.
A PM decidiu também que não irá remanejar torcedores do Inter para o local destinado aos colorados. Alega que precisa pensar na segurança coletiva, e não apenas em uma minoria de torcedores que não estará ocupando o lugar correto no Morumbi. Portanto, alerta o major, é preciso cautela a quem decidiu acompanhar o time do coração em meio aos adversários.
— Aumentamos o nosso efetivo para 200 homens no estádio. Isso representa mais policiais do que nos clássicos paulistas. Temos que pensar na segurança de todos, e esses colorados que forem nos setores do São paulo devem ter cuidado, afinal, a PM não pode tomar conta de cada um dos torcedores que forem ao jogo — afirmou o major.
>> Assista ao jogo no bar com amigos
>> Assista ao jogo pela TV