clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 09/07/2010 09h

Grêmio projeta 65 pontos para obter vaga na Libertadores

Time terá que vencer sete partidas fora de casa no Brasileirão

Luís Henrique Benfica  |  luis.benfica@zerohora.com.br

O Grêmio já mira 5 de dezembro, data de encerramento do Brasileirão. O plano é finalizar a última rodada com 65 pontos, suficientes, conforme a comissão técnica, para garantir uma das quatro vagas na próxima Libertadores. As contas foram feitas durante o recesso do campeonato. E incluem, em jogos fora de casa, um desempenho muito superior ao do ano passado. Em 2009, o time ganhou só uma das 19 partidas longe do Olímpico.

— Este ano, precisamos vencer pelo menos sete vezes como visitantes — impõe o diretor de futebol Luiz Onofre Meira.

Para que as contas sejam fechadas, o dirigente também conta com a manutenção do desempenho acima da média em jogos em casa, como tem ocorrido desde 2008. Meira sonha com vitória na maioria dos 16 jogos previstos para o Olímpico. Com essa "gordura", o sonho da Libertadores será mantido, mesmo com eventuais tropeços fora.

O planejamento para a retomada do Brasileirão prevê nove pontos nas três primeiras rodadas, em jogos contra Vitória, Prudente e Vasco. Na sequência, virão Cruzeiro e Inter, considerados jogos mais equilibrados. Nesse caso, empatar já será considerado bom resultado.

Até agora, em quatro jogos fora, o Grêmio só ganhou dois pontos, nos empates contra Atlético-GO e Flamengo. Nas outras partidas, houve derrotas para Palmeiras e São Paulo.

Neste momento, por um raciocínio simples, a Copa Sul-Americana não é prioridade. Como apenas o campeão se garante na Libertadores, vale mais apostar no Brasileirão, que reserva quatro vagas. Assim, não se descarta a possibilidade de usar time reserva em algumas fases.

— O calendário da Sul-Americana atrapalha o Brasileiro — entende Meira.

No Brasilerão

Grêmio é 12º colocado, com oito pontos ganhos. Em 2009, era nono na sétima rodada, com 9 pontos. Chegou em 8º. Em 2008, era 2º na sétima rodada, com 16 pontos.

Segundo a direção, para ficar com uma das quatro vagas na Libertadores, o time precisaria de mais 57 pontos, chegando a 65.

A projeção:

7 vitórias fora de casa = 21 pontos

Os restantes 36 pontos terão que ser obtidos em 16 partidas no Olímpico.

ZERO HORA
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.