| 08/07/2010 22h10min
A categoria de base do Grêmio tem o que comemorar. Nesta quinta, a categoria sub-17 conquistou a taça da Copa FGF após dois confrontos contra o Inter na final, somando sete títulos para os meninos do Olímpico em um ano.
O coordenador administrativo das categorias de base, Mauro Rocha, comenta que a quantidade de jogadores foi diminuída para melhorar a capacidade de análise individual, o que ele considera importante para a evolução das equipes.
– Nosso objetivo sempre foi ter o foco na qualidade, pois o investimento é muito alto. Diminuimos a quantidade de jogadores para melhorar a capacidade de análise individual, isso nos permite potencializar virtudes e corrigir defeitos. É muito mais difícil realizar um trabalho com 60 atletas. Hoje, temos, no máximo, 30 garotos nas categorias até 15 anos. O número no juvenil e no júnior não passa de 35 em cada. É uma situação diferente do que se faz no Brasil. Assim podemos levar a realidade do jogo para o treino – explica.
O modelo é semelhante ao europeu, utilizado por Barcelona e Inter de Milão. A meta é formar atletas para posições específicas, as mais carentes do elenco. A ideia é seguir promovendo atletas para a equipe principal e ajudando o trabalho fundamental no clube.
No ano passado, a categoria juvenil quebrou um jejum de seis anos ao ganhar o Campeonato Gaúcho. O time júnior inicia neste sábado a disputa das quartas de final do Estadual.
Títulos conquistados pela base do Grêmio desde junho de 2009:
Campeonato Gaúcho Pré-Infantil (Sub-14)
Campeonato Gaúcho Infantil (Sub-15)
Campeonato Gaúcho Juvenil (Sub-17)
Campeonato Brasileiro Sub-15
Campeonato Brasileiro Sub-20
Efipan (Sub-14)
Copa FGF Sub-17
CLICESPORTES