| 28/06/2010 12h52min
Brasil e Holanda podem fazer mais um confronto histórico em Copa - as equipes já duelaram em fase decisiva nos mundiais de 1974, 1994 e 1998. O time europeu confirmou vaga nas quartas na manhã desta segunda (horário de Brasília), no Moses Mabhida, em Durban, ao derrotar a Eslováquia por 2 a 1. O atacante Robben e o meia Sneijder marcaram os gols holandeses, enquanto Vittek descontou para a Eslováquia. A Seleção canarinho busca a classificação diante do Chile, a partir das 15h30min, no Ellis Park, em Joanesburgo.
As equipes entraram em campo impondo uma marcação forte. A Eslováquia apostava em lançamentos longos e chutes de fora da área, já que encontrava dificuldades para furar o bloqueio holandês no toque de bola. Logo a um minuto, Jendrisek bateu forte de longe e levou perigo à meta de Stekelenburg.
A equipe laranja arriscava mais. Aos 10 minutos, Sneijder recebeu toque de Van Persie na esquerda e chutou, obrigando o camisa 1 adversário a fazer boa defesa. Melhor em campo, a Holanda balançou as redes aos 17 minutos.
Robben recebeu lançamento na direita de Sneijder, passou pelos marcadores e mandou de esquerda para o fundo do gol: 1 a 0. No jogo desta segunda, foi a primeira vez que o atacante começou como titular. No confronto contra Camarões, ele entrou em campo no decorrer da partida.
Depois do gol, os comandados de Bert van Marwijk diminuíram o ritmo e tiveram poucas chances de ampliar. Aos 40 minutos, Van Persie avançou pela meia-esquerda e bateu fraco, nas mãos de Mucha. Já os eslovacos seguiam insistindo nos lançamentos longos, sem efeito.
Segundo tempo
Se marcou gol no primeiro tempo, Robben retornou infernizando a defesa da Eslováquia na etapa complementar. Logo aos quatro minutos, ele pegou a sobra de uma tentativa de Van Persie na meia-direita e mandou forte para a meta. Mucha conseguiu espalmar para escanteio. Apenas um minuto depois, de novo Robben rolou da esquerda para Mathijsen bater em cima do camisa 1 adversário.
Mucha teve trabalho novamente aos 13 minutos. Em falta da direita, Van Persie cobrou direto e o goleiro rival espalmou. Os holandeses apresentavam maior volume de jogo, porém a Eslováquia também criou oportunidades.
Aos 21 minutos, Stoch recebeu na esquerda, limpou a marcação e mandou uma bomba. Stekelenburg tocou para escanteio. Apenas um minuto depois, Vittek avançou pelo meio da área e chutou em cima do goleiro rival. O mesmo Vittek mandou para fora aos 33 minutos.
A seleção holandesa, no entanto, não se afobou. Kuyt carregou pela esquerda e cruzou na medida para Sneijder fuzilar e confirmar a classificação aos 38 minutos. A Eslováquia teve seu gol de honra aos 47, quando o goleiro Stekelenburg fez pênalti em Vittek. O atacante cobrou e determinou o 2 a 1.
Agora, a Holanda se foca para o confronto entre Brasil x Chile para saber quem enfrentará nas quartas de final.
CLICESPORTESHOLANDA (2) | ESLOVÁQUIA (1) |
---|---|
Stekelenburg, Van der Wiel, Hitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; Van Bommel, De Jong e Sneijder; Kuyt, Van Persie (Huntelaar) e Robben (Elia). | Mucha; Pekarik, Skrtel, Durica e Zabavnik (Jakubko): Kucka, Stoch, Weiss e Hamsik (Sapara); Jendrisek (Kopunek) e Vittek. |
Técnico: Bert van Marwijk | Técnico: Vladimir Weiss |
Oitavas de final da Copa do Mundo, 28/06/2010. Local: Estádio Moses Mabhida, Durban. Árbitro: Alberto Undiano (ESP). Assistentes: Fermin Martinez (ESP) e Juan Carlos Yuste Jimenez (ESP). Gol: Robben, aos 17 minutos do primeiro tempo, Sneijder, aos 38 do segundo e Vittek, aos 47. Cartões amarelos: Robben, Stekelenburg (HOL), Kucka, Kopunek e Skrtel (ESL). |