| 28/06/2010 07h39min
Johan Cruyff, lenda do futebol holandês, disse nesta segunda-feira que o Chile assumiu o "tradicional papel da Holanda" de ser a equipe mais atraente da Copa do Mundo. Em entrevista ao jornal holandês De Telegraaf, o ex-jogador da famosa Laranja Mecânica rasgou elogios à seleção comandada por Marcelo Bielsa.
– O melhor time que eu vi até agora é o Chile. O Chile por si só criou mais chances do que todas as outras equipes juntas – afirma Cruyff.
Cruyff, que atuou na seleção holandesa que perdeu a final da Copa do Mundo de 1974 para a Alemanha, jogando um futebol de muita qualidade, chegou a comparar o time chileno com as seleções lendárias da Holanda, que jogavam um futebol bonito, mas acabaram não conquistando uma Copa do Mundo.
– Foi sempre nossa qualidade oferecer aos fãs algo extra. Nós nunca conquistamos o prêmio final, mas o mundo todo falou sobre nós. O Chile assumiu esse papel nosso – destaca.
O ex-jogador defendeu que a busca pelo bom futebol deveria prevalecer em comparação com a busca por bom resultados, o que o opõe ao atual técnico holandês, Bert van Marwijk.
– No final do torneio de 32 equipes, só pode haver um Campeão. Assim, embora as chances de ganhar o título são limitadas, a oportunidade de agradar os fãs que assistem está em suas mãos. Felizmente, o Chile tem compreendido isso – finaliza Cruyff.
A Holanda enfrenta a Eslováquia, hoje às 11h (de Brasília), em Durban, pelas oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul. Também nesta segunda-feira, o Chile enfrentará o Brasil no estádio Ellis Park, em Joanesburgo. Os vencedores se cruzam nas quartas de final da competição.
Agência Estado
Para holandês Johan Cruyff, Chile apresenta futebol mais bonito da Copa
Foto:
Pierre-Philippe Marcou, AFP