| 24/06/2010 12h55min
O Paraguai garantiu, nesta quinta-feira, o primeiro lugar no Grupo F e a classificação às oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul, com um empate em 0 a 0 contra a Nova Zelândia, no estádio Peter Mokaba em Polokwane, pela última rodada do grupo, que ainda teve a Eslováquia classificada em segundo lugar.
Apesar da classificação, o Paraguai não foi nem sombra da equipe que empatou com a Itália e bateu a Eslováquia. Durante todo o primeiro tempo, praticamente não houve chances claras de gol para nenhuma das duas equipes.
A equipe comandada por Gerardo Martino até se movimentava bastante, principalmente com Valdez pela esquerda. Mas as principais chances dos paraguaios na etapa inicial vieram em finalizações de fora da área do lateral direito Caniza. Na melhor delas, o efeito Jabulani quase traiu o goleiro Paston e a bola passou por cima, literalmente raspando a rede da Nova Zelândia.
Paraguai se acomodou com a vaga
Com o gol da lanterna Eslováquia sobre a Itália, aos 25 do primeiro tempo, os paraguaios se tranquilizaram ainda mais, pois, com a derrota italiana, o empate em Polokwane não apenas garantiria a classificação, como o primeiro lugar do Grupo F. Assim, o segundo tempo continuou como terminou o primeiro: morno e sem chances de gol.
O técnico Ricki Herbert até mandou sua equipe para cima dos paraguaios mas não adiantou, o Paraguai, comandado pelo argentino Gerardo Martino, segurou o empate e garantiu a vaga para os sul-americanos e um dos jogos mais chatos do Mundial até agora.
As poucas chances de gol da seleção paraguaia começavam com bolas paradas, mas acabavam esbarrando no bom goleiro Paston. Na mais clara delas, Roque Santa Cruz bateu falta frontal com força e o goleirão saltou para fazer grande defesa, mesmo sem boa visão da bola, já que estava encoberto pela barreira de cinco homens.
Com o resultado, os paraguaios terminam a fase de grupos da Copa do Mundo em primeiro na chave e aguardam a definição do Grupo E, hoje à tarde, para conhecer o adversário das oitavas de final.