| 19/06/2010 12h50min
Gana perdeu a chance de deixar encaminhada sua classificação ao empatar em 1 a 1 com a Austrália neste sábado, em Rustemburgo. Os africanos, que tiveram um homem a mais desde os 24 do primeiro tempo, lideram o Grupo D com quatro pontos. Com três, a Alemanha vem na sequência, seguida pela Sérvia com o mesmo número. A seleção da Oceania somou o seu primeiro ponto.
Com toda a pressão por ter sido goleada pela Alemanha na primeira partida, a Austrália entrou em campo com a faca nos dentes e não deixou Gana jogar nos primeiros minutos da partida. A sorte também sorriu par o time que estava buscando o gol e numa cobrança de falta de Bresciano, Kingson largou a bola nos pés de Holman, que sem marcação, completou para anotar o primeiro tento da partida.
Gana não realizava uma boa partida, mas sempre arisca no ataque, conseguiu um pênalti. Ayew fez jogada pela direita e tocou para trás, Jonathan carimbou e a bola desviou na mão de Kewell. Penalidade máxima e expulsão do único atacante australiano. Gyan cobrou e marcou o seu segundo gol nesta Copa do Mundo.
Com um jogador expulso e sem atacante, a Austrália passou a marcar Gana por zona e tentar sair no contra-ataque. No entanto, sem referência na frente, a bola quase não chegou no gol de Kingson. Já os africanos ainda quase marcaram o segundo, quando Boateng avançou pela direita e obrigou Schwarzer a se esticar todo para salvar. Foi exatamente pelo setor as melhores jogadas de Gana.
Sem inspiração, Gana se limitou a chutar de fora da área na segunda etapa. Mas Schwarzer transmitiu segurança. A Austrália se defendia bem com suas duas linha de quatro e ainda tentava alguma graça na bola parada.
Como Gana não assustava, o técnico Pim Verbeek arriscou e voltou a colocar um atacante de ofício. O time ganhou confiança e por muito pouco não sai de campo com a vitória. Mesmo com um homem a menos, a Austrália marcou muito bem e anulou as principais jogadas de Gana.
Para se classificar para as oitavas, a Austrália precisa vencer Sérvia, em Nelspruit, e torcer para que Alemanha ou Gana não empatem. Caso as duas seleções terminem em igualdade, o time da Oceania precisa derrotar os sérvios por cinco gols de diferença.