| 18/05/2010 12h29min
Em conversa com o jornalista André Machado, no programa Gaúcha Atualidade, o prefeito José Fortunati destacou a importância da isenção fiscal anunciada ontem pelo Ministério da Fazenda. Segundo Fortunati, a capital gaúcha está dentro do prazo e a medida finalmente garante que Porto Alegre será mesmo uma das sedes da Copa do Mundo 2014.
– Isso nos dá segurança de que Porto Alegre será mesmo sede da Copa do Mundo 2014. Eu sempre destaquei que a principal obra pra Copa do Mundo em Porto Alegre é o estádio Beira-Rio. Hoje mesmo estamos encaminhando à Câmara dos Vereadores um pedido em regime de urgência, urgentíssima, a proposta para isenção de ISSQN para reforma do Beira-Rio – destaca o prefeito.
Quando perguntado sobre os valores que deixarão de ser arrecadados, Fortunati fala que os percentuais de toda a isenção giram entre 25 e 27% do custo total da obra, orçada em R$ 150 milhões.
– É muito difícil de precisar, mas para que o ouvinte tenha uma projeção, é entre 25 e 27%. Um pouco acima de R$ 30 milhões - estima.
Sobre os possíveis atrasos nas obras, o prefeito de Porto Alegre informa que o Inter não poderia ter iniciado as reformas ainda, sem a aprovação do projeto, por parte da Fifa. Segundo Fortunati, esta liberação chegou apenas na sexta-feira passada.
– Nós estamos no prazo adequado, porque o Inter também não poderia ter começado as reformas, antes da liberação, pela Fifa, do projeto. E nós recebemos, na última sexta-feira, a correspondência oficial da Fifa liberando, de forma definitiva, o projeto da reforma, da reestruturação do Estádio Beira-Rio – afirma Fortunati
Além do Estádio Beira-Rio, Fortunati diz que também tenta a utilização da isenção para a Arena do Grêmio. Entretanto, será preciso uma vinculação oficial, por parte da CBF, indicando que a Arena será utilizada como estádio apoio da Copa, pois a medida de isenção fiscal está diretamente vinculada às obras para a Copa do Mundo.
– O que nós precisamos é buscar junto ao Comitê Brasileiro da Copa 2014 alguma coisa que sinalize que a Arena do Grêmio será utilizada na Copa do Mundo, como estádio suporte. O projeto de lei que nós estamos encaminhando se vincula naturalmente às obras para a Copa do Mundo de 2014. Como há uma necessidade, por parte da Fifa, de agregar outros estádios que serão utilizados antes e durante a Copa do Mundo, nós queremos que a CBF e o Comitê Brasileiro da Copa 2014 sinalizem isso de forma formal para que possamos dar também isenção para a Arena do Grêmio – conclui o prefeito de Porto Alegre.
O Estádio Beira-Rio deverá acelerar o ritmo das obras, em um mês, durante o período de parada para a Copa do Mundo da África.
RÁDIO GAÚCHA E CLICESPORTES