| 17/05/2010 17h20min
A direção do Inter saberá nesta terça-feira se o governo federal isentará de impostos a reforma do Estádio Beira-Rio para a realização da Copa de 2014. A informação foi divulgada pelo prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, que nesta segunda-feira conversou por telefone com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin.
— O governo federal está ultimando a análise da questão para poder emitir uma posição final. Estamos próximos de termos uma solução definitiva, com a isenção dos tributos de IPI, PIS e Cofins, que abre caminho para as isenções estaduais, ICMS, e municipal, ISSQN — afirmou Fortunati.
Assim que a decisão do governo federal for emitida, o prefeito deverá enviar à Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei para a isenção do ISSQN. A proposição deve ser votada em caráter de urgência urgentíssima.
Seminário sobre a Copa
Nesta semana ocorre em Porto Alegre o seminário “Porto Alegre e as Cidades da Copa de 2014 — A experiência Alemã de Stuttgart”. Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira, Fortunati detalhou a programação do evento que será realizado nos dias 21 e 22, no Hotel Deville, em Porto Alegre.
O objetivo da iniciativa é conhecer de perto o impacto positivo e as dificuldades enfrentadas na Copa de 2006 em Stuttgart, considerada uma das cidades que melhor se organizou para o mundial.
— A Alemanha conseguiu mudar a forma como se posicionava diante do turismo internacional e a sua imagem perante o mundo por meio deste megaevento esportivo — afirmou o prefeito.
O seminário é uma parceria entre a prefeitura e a cidade de Stuttgart, que relatará em diversos painéis a experiência de sua preparação à Copa do Mundo 2006, em áreas como mobilidade urbana, turismo, segurança, marketing e estádios. Participarão do evento representantes das 12 cidades-sede, do governo federal, governo estadual e de prefeituras do interior que estão ligadas ao tema.