| 09/05/2010 18h41min
Há aproximadamente um ano e meio, em dezembro de 2008, o Vasco despedia-se da Série A do Brasileirão após derrota por 2 a 0 para o Vitória, em São Januário. Depois de sagrar-se campeã da Série B, a equipe cruzmaltina fez a sua reestreia na elite do futebol brasileiro na tarde deste domingo, contra o Atlético-MG, no Mineirão. Porém, o reencontro com a elite do futebol não foi o esperado e o Campeonato Brasileiro começou com derrota: Atlético-MG 2 a 1.
1º Tempo
O jogo começou até com um certo equilíbrio, com as equipes mostrando bom toque de bola. Mas, não demorou para o time do técnico Gaúcho mostrar sua maior fragilidade: a defesa. Muriqui roubou a bola no meio de campo e acionou Diego Tardelli que, sem marcação, avançou pela direita e cruzou para a chegada de Ricardinho. O meia teve de finalizar duas vezes, mas abriu o placar para o Galo aos nove minutos do primeiro tempo.
Os comadados de Wanderley Luxemburgo, a partir daí, se impuseram no jogo e comçaram a ditar o ritmo da etapa inicial. Apenas nove minutos depois de fazer o primeiro, o Atlético-MG ampliou a vantagem, desta vez, quem balançou a rede foi Muriqui. Diego Tradelli foi ao ataque pelo lado direito, invadiu a área e chutou na saída de Fernando Prass. A bola passou pelo goleiro e Muriqui, com o gol vazio, teve o trabalho de apenas empurrar para o fundo do gol e tirar o grito da gargante dos atleticanos.
Apesar do placar, o Galo não descansou e continuou indo ao ataque. A melhor chance do Vasco foi apenas aos 22 minutos, quando Philippe Coutinho saiu em velocidade no contra-ataque e achou Dodô, mas o atacante finalizou para fora. Cinco minutos depois, Thiago Martinelli aproveitou cobrança de falta de Ramon e cabeceou forte. Aranha deu rebote e Coelho tirou a bola dos pés de Elton, jogando para escanteio. Na cobrança, Dedé subiu mais alto que a defesa mineira e mais uma vez Coelho evitou o gol cruzmaltino.
Últimos 45 minutos
Para o segundo tempo, as equipes voltaram sem modificações. A etapa final começou com um susto para a torcida vascaina, e não foi gol do Atlético-MG. Nílton invadiu a área, chocou-se com o lateral Coelho e ficou caído no gramado. Mas o apoiador voltou ao jogo pouco tempo depois.
Melhor em campo, em relação ao primeiro tempo, o time do Vasco começou a criar boas oportunidades. E, em mais um escanteio, saiu o gol cruzmaltino. Dedé, de cabeça, obrigou ao goleiro Aranha fazer boa defesa, mas, no rebote, a bola sobrou para Elton fazer o primeiro do Vasco e diminuir a vantagem mineira.
Mas, ao contrário do que muitos pensavam, o técnico Gaúcho, logo após o gol, fez uma substituição que tirou um pouco da ofensividade do Vasco ao trocar o meia Magno pelo volante Léo Gago. Mas fez com que a equipe de São Januário diminuisse os espaços e apertasse na marcação, dificultando a vida dos atleticanos.
Mesmo com aplicando uma forte marcação, o Vasco apresentou um segundo tempo melhor e criou boas oportunidades de empatar o jogo no Mineirão, mas pecava nas finalizações. Porém, quem chegou mais perto de fazer o gol foi o Galo. Aos 39 minutos, Muriqui recebeu dentro da área e ajeitou para Evandro, que finalizou bem, mas a bola saiu ao lado da trave direita de Fernando Prass e aos 43 Diego Tardelli não aproveitou contra-ataque rápido, despediçando a oprtunidade de fazer o terceiro.
Apesar das tentativas de abos os times, o placar não foi alterado. O Vasco não conseguiu chegar ao segundo gol e, por sua vez, o Atlético-MG também não mostrou o mesmo poder ofensivo do primeiro tempo. Conclusão: a vitória por 2 a 1 do time mineiro foi mantida até o final e o time cruzmaltino reestreou na Série A com o pé esquerdo.