| 08/05/2010 07h03min
Terminada a partida contra o Fluminense, quarta-feira, após a reza dos jogadores, Leandro pediu a palavra. Ao aproveitar que os companheiros ainda estavam reunidos no vestiário do Olímpico, o meia mandou um recado:
– Agora vem o Brasileirão! Temos de começar ganhando. Chega desta história de o Grêmio não vencer fora de casa.
Pois apagar a péssima imagem do ano passado, quando derrotou apenas um jogo como visitante, é o objetivo tricolor na estreia do Nacional, sábado, às 18h30min, diante do Atlético-GO, no Serra Dourada. A meta a longo prazo, ser campeão, ou ao menos, uma vaga na Libertadores, apesar de priorizar os confrontos com o Santos pela semifinal da Copa do Brasil.
- Silas fala em coragem
Mesmo sem quatro titulares poupados (Mário, Douglas, Jonas e Borges) contra o Dragão, Silas promete manter a postura vitoriosa do Gauchão e da Copa do Brasil: atacar o adversário em qualquer campo. Afinal, ele ensina:
– Deus só vai junto de quem tem coragem.
Este conceito é trabalhado desde a pré-temporada e foi incorporado pelos atletas contratados. Quem já estava no clube, como o goleiro Victor, concorda. Para o capitão, o atual grupo aliou qualidade à garra.
– Tem de marcar, mas jogar. Somar pontos fora é fundamental – opina.
O que comprova o acerto da tática, dizem os gremistas, é a boa atuação (com vitória) em duas partidas: Inter (Beira-Rio) e Fluminense (Maracanã). Para o lateral-esquerdo Neuton, a receita é não se acomodar.
– Marasmo não combina com time vencedor – compara.
Até porque é necessário vencer para ter tranquilidade. Na segunda rodada, no Olímpico, o rival é o Corinthians de Mano Menezes e Ronaldo.
- Meta é não cair
Campeão brasileiro com o Atlético-PR em 2001, o técnico Geninho tem plano modesto com o Atlético-GO: fugir do rebaixamento.
– Estamos tentando reforçar o grupo para o principal objetivo: a manutenção na Série A – explica Geninho.
Por isto, o treinador não irá poupar jogadores, apesar de estar na semifinal da Copa do Brasil. O goleiro Mário e o zagueiro Jairo só não atuam pois estão machucados. Entram Edson e Welton Felipe.
- Hora do grupo
O último treino do Grêmio foi no campo do Vila Nova, em Goiânia. Em um trabalho leve, Silas poupou Adilson e Hugo. A dupla, porém, vai atuar.
– Estamos tranquilos. Temos bom grupo – disse o técnico.
Apesar de não revelar a escalação, Silas não deve surpreender. Ozeia, Fábio Rochemback, Leandro e Bergson devem substituir os poupados.
- Fifa não amolece
A Fifa reiterou ontem em seu site a decisão de proibir atletas convocados para a Copa do Mundo de atuarem em seus clubes após o dia 16. Victor e Robinho estariam fora, dia 19, do segundo jogo entre Grêmio e Santos pela Copa do Brasil caso sejam convocados por Dunga.
O Tricolor espera a lista oficial para recorrer à CBF. Os nomes saem na terça.
- Dia do Grêmio
- Marcelo Rospide – O segundo auxiliar técnico de Silas negocia com a direção sua saída do clube. Marcelo Rospide perdeu espaço com a chegada de Paulo Pereira e pretende seguir carreira de técnico em outra equipe.
- Herrera – O Grêmio negocia a venda do atacante ao Botafogo. Herrera poderia render até US$ 700 mil (R$ 1,2 milhão).