| 20/03/2010 15h52min
Com dois aéreos, o australiano Josh Kerr bateu o favorito Taj Burrow e é campeão do WQS de Margaret River, na Austrália. Kerr recebeu nota 10 dos juízes e a vitória foi confirmada por 17,03 x 16,50 pontos.
O vice-campeonato em Margaret River pode ter decepcionado a multidão de aproximadamente sete mil pessoas que compareceram para torcer para o surfista local de Western Australia, Taj Burrow. Mas, ele enalteceu a vitória de Josh Kerr e ficou feliz por chegar na final mais uma vez, a quarta nos últimos quatro eventos que disputou, desde o troféu do Pipe Masters conquistado na etapa que fechou a temporada 2009 no Havaí.
No total, vinte brasileiros e o uruguaio Marco Giorgi representaram a América do Sul nas grandes ondas que na sexta-feira, dia 19, atingiram 10-12 pés em Surfers Point. O carioca Raoni Monteiro foi barrado na única fase de baterias formadas por três competidores, pelo vice-campeão Taj Burrow e pelo uruguaio que mora em Santa Catarina. Com o 17º
lugar na Austrália, Raoni
assumiu a quinta posição no ASP One Ranking, sendo o mais bem colocado entre os que não fazem parte do seleto grupo do Dream Tour da ASP neste ano. Josh Kerr é o próximo, em sexto lugar.