| 10/03/2010 16h48min
Cento e quarenta e quatro surfistas caem na água, na Praia do Rosa, litoral catarinense, a partir desta quinta-feira. Eles disputam a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino atrás de 10 vagas para o Brasil Surf Pro, a nova Divisão Principal.
E a principal competição da Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro já começa com ares de decisão. Dois concorrentes diretos pelas 10 vagas para o Brasil Surf Pro se apresentam na primeira bateria do campeonato. O baiano Denis Tihara chega dentro da lista em Imbituba e o niteroiense Guilherme Herdy precisa de um bom resultado para entrar nela. Os dois enfrentam dois catarinenses que não participaram de nenhuma das seis etapas regionais que já computaram pontos no ranking esse ano.
Outras atrações desta primeira fase são os experientes Victor Ribas, campeão brasileiro e do Mundial WQS no mesmo ano de 1997, Wagner Pupo, de grande história no Circuito Brasileiro, Guga Arruda e o também campeão catarinense Fábio Carvalho, que é local de Imbituba como o campeão mundial Master, Carlos Santos. Eles terão trabalho contra a nova geração, que é maioria no evento.
Já as estrelas da elite do Brasil Surf Pro 2010 só começam a se apresentar na sexta-feira. A segunda e última rodada de 24 baterias da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino já abre com dois deles estreando na Praia do Rosa, o carioca Simão Romão e o catarinense Tomas Hermes.
Os catarinenses são maioria entre os 144 inscritos, com um total de 44 participantes, sendo 35 escalados na primeira fase e nove cabeças-de-chave da segunda rodada. Já os paulistas formam o maior contingente estrangeiro com 32 atletas. Completam a lista dos 14 estados representados na primeira Seletiva Petrobras de Surfe Masculino: Rio de Janeiro (14 surfistas), Rio Grande do Sul (11), Ceará (9), Paraná (8), Bahia (5), Pernambuco (5), incluindo um de Fernando de Noronha, Rio Grande do Norte (4), Espírito Santo (4), Paraíba (4), Sergipe (2), Alagoas (1) e Maranhão (1).