| 06/03/2010 18h53min
O Figueirense se impôs jogando em casa e derrotou o JEC por 3 a 0 na tarde deste sábado, dia 6, no estádio Orlando Scarpelli. O meia Roberto Firmino (duas vezes) e o lateral-direito Lucas marcaram os gols da vitória alvinegra, que foi aos sete pontos e assumiu a liderança provisória na classificação do Returno do Catarinense 2010. O Tricolor segue com dois pontos, na quinta colocação. Todos os gols saíram na segunda etapa.
>>> Veja a galeria de fotos do clássico no Scarpelli
>>> Assista aos gols no site da RBS
TV
Na próxima rodada, a quarta do Returno, o Alvinegro vai a Ibirama enfrentar o
Atlético-Ib, às 16h de domingo, dia 14, no estádio Hermann Aichinger. Já o JEC recebe o Brusque na Arena, às 20h30min de segunda-feira, dia 15.
O jogo
A partida começou muito disputada no meio de campo, mas com as equipes poucas inspiradas, as chances de gol foram raras, apesar de um bom chute de João Paulo logo no primeiro minuto de jogo pelo Alvinegro. O volante tricolor Carlinhos Santos saiu machucado aos 8, dando lugar ao ex-Figueirense César Prates. Aos 14 minutos, Rafael Tesser cobrou falta na área do Figueira e Cris cabeceou com perigo, para fora. O time da casa respondeu aos 20, em cobrança de falta rasteira de João Paulo, aproveitando que a barreira saltou, assustando o goleiro André.
Aos 24, o atacante alvinegro Willian bateu de fora da área e quase mandou a bola no ângulo esquerdo de André. A partida seguiu sem grandes ações ofensivas até o finalzinho do primeiro tempo, quando Lucas cruzou da direita, aos 44
minutos, e Douglas cabeceou para fora, na cara do
gol tricolor.
Figueira dispara no segundo tempo
O clássico recomeçou em ritmo muito lento, e os primeiros 10 minutos se arrastaram sem nenhuma oportunidade criada. Aos 12, porém, a rede balançou: Roberto Firmino recebeu passe de Willian, invadiu a área e bateu firme, no alto, para vencer André e abrir 1 a 0. O Alvinegro seguiu melhor, e João Filipe quase ampliou de cabeça aos 18 minutos.
Quatro minutos depois saiu o segundo do Furacão: Lucas avançou pela direita e bateu cruzado, no canto direito de André, fazendo 2 a 0. A tarefa do time da casa foi facilitada aos 25 minutos, quando Renato Santos levou o segundo cartão amarelo por falta dura em Willian e acabou sendo expulso.
Vitória quase vira goleada
Com o JEC perdido em campo, não demorou para o Alvinegro abrir 3 a 0. Aos 28 minutos, Lucas cruzou da direita e Roberto Firmino subiu para cabecear bem e
fazer o terceiro tento do Figueira, seu segundo na partida. Festa dos quase 5 mil
torcedores do Figueira que compareceram ao Orlando Scarpelli.
O Furacão seguiu tocando a bola com tranquilidade até o encerramento do jogo, aproveitando o abatimento do time tricolor. A vitória poderia ter virado uma goleada no final, mas Marquinhos e Jeovânio perderam chances incríveis aos 44 e aos 46 minutos, ambos na cara do gol. Nada que desanimasse os fãs da equipe da casa, que verão seu time dormir na liderança do Returno do Estadual.
Ficha técnica
Figueirense (3)
Moreno; Lucas, João Filipe, Roger Carvalho e João Paulo; Jeovânio, Coutinho, Juninho (Marcinho) e Roberto Firmino; Douglas (Jean Carioca) e Willian (Marquinho)
Técnico: Márcio Goiano
JEC (0)
André; Rafael Tesser, Lacerda, Renato Santos e Eduardo; Carlinhos Santos (César Prates),
Paulinho Dias, Ricardinho e Leandro Costa; Cris (Élton) e Lima (Daniel)
Técnico: Sergio Ramírez
Gols: Roberto Firmino (F), aos 12 e aos 28, e Lucas (F), aos 22 minutos da segunda etapa.
Amarelos: Lacerda, Renato Santos, Rafael Tesser e Leandro Costa (J); Coutinho e Marcinho (F)
Vermelho: Renato Santos (J)
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC
Arbitragem: João Fernando da Silva, auxiliado por Claudemir Mafessoni e Maíra Americano Labes
Público total: 5.089
Renda: R$ 30.625
Willian não balançou as redes, mas teve boa participação na vitória do Furacão sobre o Tricolor
Foto:
Ricardo Duarte