| 26/02/2010 17h36min
Segue neste sábado e domingo o trabalho de extermínio ao mosquito da dengue em Ijuí, no noroeste do Estado. Agora, bairros da Zona Norte da cidade foram incluídos no cronograma de passagem das caminhotes equipadas com fumacê. No total, 14 bairros estão incluídos na zona de combate. A aplicação será realizada todos os dias das 6h às 9h e das 17h às 19h e está incluída dentro do primeiro ciclo de trabalhos da Vigilância Epidemiológica.
Segundo o secretario municipal de saúde, Claudiomiro Pezzetta, esses horários se dão devido a melhor ação do inseticida, que precisa de temperaturas mais baixas para ser eficaz. Ele ainda destaca que estão sendo priorizados locais com maior número de focos do mosquito. Amanhã pela manhã os bairros que receberão o inseticida serão Burtet, Mundstock e parte do Centro.
À tarde as caminhotes percorrerão o bairro Thomé de Souza e Pindorama. Domingo de manhã os bairros Glória e Pindorama e à tarde São José, Storch, Assis Brasil e finalização do
Centro da cidade. Além
dos dois veículos, 65 agentes estarão atuando no combate aos focos do mosquito.
Os veículos utilizados no combate aos focos do mosquito da dengue se locomovem a uma velocidade média de 10Km/h e muitas vezes na contramão. Sendo assim, a equipe de Vigilância Ambiental do município solicita que os motoristas redobrem a atenção no trânsito para evitar acidentes enquanto forem mantidos os esforços para eliminação do Aedes Aegipty.
Conforme o médico veterinário da Vigilância Ambiental de Ijuí, Adriano Lorenzoni, essa velocidade é regulada ao equipamento para que a distribuição de inseticida seja feita em dois minutos por quarteirão. Isso permite a cobertura de 80 quarteirões por dia.
O município aguarda a chegada ainda hoje de novos lotes do inseticida enviado pelo Ministério da Saúde. Os três hospitais da cidade resgistram 26 internações de pessoas com sintomas da dengue, uma delas com dengue hemorrágica.
Em gráfico, entenda a doença:
ZERO HORA