| 24/02/2010 19h01min
A primeira morte por dengue hemorrágica no Paraná este ano foi registrada em Londrina, no norte do Estado. O caso é olhado com preocupação pelas autoridades sanitárias porque, no ano passado, o Estado teve uma redução de 10,34% no número de confirmações de dengue e nenhuma pessoa faleceu.
Em Londrina, as últimas duas mortes ocorreram em 2003. Durante todo o ano de 2009 foram confirmados 893 casos no Paraná, enquanto este ano já foram feitas 3 mil notificações, com 530 confirmações. Destes, 398 foram adquiridos no próprio Estado. Há 33 municípios com casos autóctones.
Em entrevista coletiva, na tarde de hoje, em Londrina, o secretário de Saúde municipal, Agajan Der Bedrossian, disse que a vítima é um homem com 60 anos de idade, que morava no Conjunto Armindo Guazzi, na zona leste da cidade. Ele vivia sozinho e tinha reclamado que não estava se sentindo bem, mas não procurou socorro médico.
No dia 4 de fevereiro, os vizinhos sentiram sua falta e, ao
entrarem na casa, encontraram-no
desacordado, com convulsões, febre e dificuldade respiratória. Apesar de ser levado ao hospital, acabou morrendo na mesma noite. Em sua casa, havia vários focos do mosquito transmissor.