| 25/02/2010 14h37min
Uma reunião na prefeitura de Porto Alegre, nesta manhã, entre o prefeito José Fogaça e seu secretariado criou o Comitê Gestor de Combate à Dengue. O objetivo é formar uma "grande barreira de isolamento ao mosquito que transmite a doença", segundo o site da prefeitura.
Além disso, visa à ampliação da ação de combate à doença levando material de divulgação a praças, comércio, residências, supermercados, táxis, ônibus, postos de pedágio, entre outros. Outra providência a ser adotada é a divulgação dos índices de risco de presença do vetor por bairros da cidade.
O comitê será composto por membros de todas as secretarias. Sua função visa reforçar ações da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em todas as regiões da cidade. Os mecanismos que serão adotados por cada secretaria auxiliarão o trabalho específico da Vigilância para evitar infestação do mosquito Aedes aegypti. A partir de hoje, cada órgão municipal terá seu comitê interno de combate à
doença.
No último
Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti, realizado em janeiro, Porto Alegre apresentou índice de infestação predial (IIP) de 2%, considerado de médio risco pelo Ministério da Saúde. Em sete bairros, os índices foram superiores a 3,9%, situação considerada de alto risco. Na Capital, não há nenhum caso de contaminação.