| 22/02/2010 18h34min
O Secretário Estadual da Saúde Osmar Terra estará nesta terça-feira em Ijuí. Ele se encontrará, à tarde, com o prefeito Fioravante Ballin. Deverão estar presentes também os responsáveis pelas instituições de saúde do município, além da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria Regional de Saúde.
Segundo o prefeito, serão discutidas as ações de combate que estão em andamento e definidos os próximos passos contra a doença.
Desde o início da tarde de hoje, quando o Centro Municipal de Saúde passou a ser a referência no atendimento a população com sintomas de dengue o movimento tem sido intenso. O local está atendendo a população das 13h30min às 17h e das 18h às 22h.
Segundo o secretário de Saúde Claudiomiro Pezzetta, a iniciativa
visa reduzir a procura por atendimento nos hospitais da cidade. Mesmo assim, o Plantão do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) continua lotado.
Segundo informações do HCI o fluxo de pessoas aumentou ainda mais após a divulgação da confirmação de sete casos da doença no município. No entanto, agora as pessoas são encaminhadas ao Centro Municipal de Saúde, que fica próximo ao hospital.
Segundo a prefeitura municipal de Ijui há cerca de um mês foi emitido um alerta de aumento do índice de infestação predial da dengue em Ijuí de 0,73% em dezembro para 1,80% em janeiro. Em fevereiro este número aumentou para 1,95%.
Conforme o Ministério da Saúde, o índice de até 1% não apresenta risco de surto. No entanto, informações da Vigilância Ambiental de Ijuí, apontam que se continuar nesse ritmo de crescimento, o índice deve chegar a 4% até o mês de abril, o que requer medidas urgentes para evitar o alastramento dos focos do mosquito.
Centro Municipal de Saúde passou a ser a referência no atendimento a população com sintomas de dengue
Foto:
Jean Pimentel