| 22/02/2010 09h26min
Agentes da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, na região noroeste, iniciam neste momento o trabalho e eliminação dos focos do mosquito da dengue no município. Uma equipe de 25 agentes se desloca para o bairro São Paulo, o que registrao maior número de focos.
Segundo um dos coordenadores da campo da Vigilância Ambiental, Rinaldo Pezzetta, os agentes tem ordens de entrar e vistoriar todas as as casas do bairro para a relização de pulverização. Três pulverizadores e um fumacê serão utilizados.
— É importante alertar que o veneno não é nocivo à saúde. Pedimos a colaboração da população para que o trabalho das equipes seja feito da forma mas ágil possível — diz Pezzetta.
A Secretaria Municipal de Obras auxilia no trabalho de limpeza da cidade, com tratores e caminhões, principalmente nos bairros Progresso e São Paulo.
O secretário municipal da saúde, Claudiomiro Pezzetta, alerta que
os moradores com sintomas da doença devem se deslocar
ao posto de saúde do Centro, devido ao grande número de pessoas que procuram o Hospital de Caridade. Sete casos foram confirmados até agora e os doentes se recuperam em casa.
O alerta
O secretário estadual da Saúde Osmar Terra confirmou na tarde deste domingo o resultado positivo de exames preliminares feitos em Ijuí. Dos 11 casos analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), sete são de dengue. No momento, a Secretaria já trabalha com a possibilidade de surto epidêmico.
Técnicos e equipamentos de prevenção, como bombas individuais, serão encaminhados à cidade hoje. O resultado dos exames definitivos, realizados no Laboratório Lutz em São Paulo, devem sair em 48 horas.
A possibilidade de um surto da doença já vinha preocupando a população. No fim de semana, foi intensa a procura por atendimento no Hospital de Caridade de pessoas com sintomas semelhantes aos da enfermidade - febre,
vômitos, dores no corpo e erupções cutâneas. Segundo o
coordenador regional de Saúde, Erlon Beck, mais de 150 pessoas procuraram atendimento desde a noite de sexta-feira.
Equipe de 25 agentes municipais de saúde se desloca para o bairro São Paulo, o que registra o maior número de focos
Foto:
Jean Pimentel, Especial