| 13/02/2010 22h30min
Apesar de eliminados da disputa por uma vaga na semifinal do primeiro turno do Catarinense 2010, Criciúma e Figueirense fizeram um jogo disputado e muito movimentado na noite deste sábado, dia 13, no estádio Heriberto Hülse. O Tigre saiu na frente do placar com Ronaldo Capixaba no primeiro tempo, mas gols de Willian e Juninho na segunda etapa deram a vitória por 2 a 1 para o Furacão.
>>> Assista aos gols do jogo no site da RBS TV
>>> Veja fotos de Criciúma 1 x 2 Figueirense e demais jogos da nona rodada
O resultado leva o Figueira aos 14 pontos na tabela de classificação, mantendo a sexta posição. Já o Criciúma segue com 11 pontos, na sétima colocação. As equipes voltam a jogar somente no segundo turno: o Alvinegro enfrenta o CFZ Imbituba fora de casa às 16h do dia 27, um sábado, enquanto o Criciúma recebe o JEC às 16h de domingo, dia 28.
O jogo
A partida podia ter pouco interesse em termos de classificação, mas não foi o que as equipes refletiram dentro de campo. Logo aos 2 minutos, Roberto Firmino (ganhando espaço entre os titulares do Figueira) limpou o lance dentro da área e finalizou de direita, mas a bola desviou na zaga antes de sair com perigo, assustando o goleiro Pedro Paulo. Aos 10, Willian arriscou de longe e carimbou a trave do gol do Tigre.
O Criciúma sofreu um forte golpe aos 13 minutos, quando o camisa 10 Lucca torceu o tornozelo e teve que ser substituído por Ronaldo Capixaba. Coisa do destino: aos 26 minutos, Wilson não conseguiu segurar chute de Oliveira de dentro da área e Capixaba apareceu para empurrar para as redes e abrir o
placar. Criciúma um a zero.
O gol
incentivou o time da casa a ir para cima, quase aumentando a vantagem aos 29 minutos: Roni soltou a bomba de fora da área, a pelota carimbou a trave e voltou na cabeça de de Moscatelli que, sozinho, mandou para fora. O Figueira respondeu com Willian aos 33, em giro do atacante dentro da área, mas a bola balançou a rede pelo lado de fora após o chute. Com os jogadores cansados depois de tanta correria, o primeiro tempo seguiu morno até seu encerramento.
Figueira volta melhor
Com a bola rolando novamente, o Criciúma chegou com perigo logo aos 3 minutos, em chute de canhota de Oliveira que Wilson se esticou para defender. O empate do Figueira, porém, saiu aos 14 minutos: Willian invadiu a área e obrigou Pedro Paulo a fazer bela defesa com o pé direito; na sobra, Douglas levantou a cabeça e cruzou na medida para Willian, que desta vez não desperdiçou: um a um no placar.
O Tigre chegou muito perto de passar à frente
novamente aos 16 minutos, mas Oliveira desperdiçou
ótimo cruzamento de Wender, mandando para fora. A má-pontaria do atacante custou caro: aos 27 minutos, Juninho cobrou falta na área, ninguém apareceu para desviar, a bola quicou na frente de Pedro Paulo e enganou o goleiro, entrando direto. Figueira dois a um.
Criciúma quase empata no final
O Tigre ainda assutou a equipe da Capital aos 40 minutos, mas Wilson defendeu com os pés finalização de Roni de dentro da área. Aos 45, novamente Roni arriscou, desta vez de fora da área, e obrigou Wilson a fazer linda defesa. Final de jogo com vitória alvinegra por dois a um, dando moral para a disputa do returno.
Ficha técnica
Criciúma
Pedro Paulo; Wender, Linno, Vinícius e Galego; Éverton Cesar, Roni, Diego Felipe e Marcelo Moscatelli (Ivo); Lucca (Ronaldo Capixaba) e Oliveira (Jorginho)
Técnico:
Wilson Vaterkemper
Figueirense
Wilson; Renê, João Filipe, Roger Carvalho
e João Paulo (Alexandre); Marcinho (Ernane), Juninho, Maicon e Roberto Firmino; Willian e Douglas (Marquinho)
Técnico: Márcio Goiano
Gols: Ronaldo Capixaba (C), aos 26 minutos do primeiro tempo; Willian (F), aos 14, e Juninho, aos 27 minutos da segunda etapa
Cartões amarelos: Ernane e Maicon (F)
Arbitragem: Iolando Marciano Rodrigues, auxiliado por Rosnei Hoffmann Scherer e Érica Gonçalves Krauss
Público: 1.742 pagantes
Renda: R$ 7.780