| 19/01/2010 14h49min
Campeão brasileiro pelo Inter em 1976 e 1979, o ex-goleiro Gasperin luta contra um adversário implacável: o câncer de intestino. Aos 57 anos, o ex-jogador vive com a família em Curitiba.
Há três anos, a descoberta do câncer alterou a rotina de Gasperin, que já fez quimioterapia e atualmente recebe tratamento em casa. Recentemente, o diagnóstico de metástase motivou ainda maiores cuidados.
Gasperin está consciente e se comunicando, mas evita contato com a imprensa.
— É uma fase difícil para nós, mas ele, como bom gaúcho, está lutando bravamente e vai sair desta situação — conta a filha Cândice.
Em julho de 2009, o ex-jogador esteve em Porto Alegre para o encontro comemorativo aos cem anos do Gre-Nal.
Nascido em Sarandi, Luiz Carlos Gasperin mudou-se
ainda criança para Vacaria, onde começou a jogar no time amador Brasil. Passou pelos
juniores do Grêmio, e anos mais tarde, em 1975, defendeu o time profissional do clube porto-alegrense. Depois de uma breve passagem pelo Juventude, parou no Inter, onde ficou de 1976 a 1981 e conquistou dois títulos gaúchos, dois brasileiros e foi vice-campeão da Copa Libertadores.
Depois de deixar o Inter, Gasperin ainda defendeu Cruzeiro, América-RJ, Botafogo, de Ribeirão Preto, e encerrou a carreira anos no Glória, de Vacaria, em 1989. No mesmo clube, começou a carreira de treinador. Como técnico, passou por vários clubes gaúchos, entre eles Caxias, Brasil de Pelotas, Santa Cruz e Esportivo. Treinou também times do interior de Santa Catarina e do Paraná.
Gasperin é dono de uma papelaria em Curitiba.
Gasperin defende o Inter na final da Libertadores de 1980 contra o Nacional, do Uruguai
Foto:
Luiz Ávila