| 08/01/2010 18h29min
A presença de Michael Schumacher vai trazer uma nova disputada ao campeonato de Fórmula-1 deste ano. O piloto alemão, em toda a sua carreira, acumula 91 vitórias. Todos os outros pilotos confirmados até agora no mundial somam juntos 73 vitórias, são 18 a menos.
Como serão 19 corridas em 2010, basta uma vitória para o heptacampeão não ser alcançado. Assim, o placar ficaria em 92 x 91 para Schumi.
O grupo dos pilotos vencedores que já estão confirmados é composto por 11 pilotos (veja abaixo), sendo o maior colaborador o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, que tem 21 vitórias. Logo atrás estão Felipe Massa e Rubens Barrichello. Cada um chegou 11 vezes no lugar mais alto do pódio.
Como piloto, Schumacher não precisa provar para ninguém do que é capaz. Para Lito Cavalcanti, comentarista do SporTV, é essencial também que o piloto tenha um bom equipamento em mãos:
— Acho que ele entra para o título. Se ele vai conseguir ou não,
depende do carro. Se o carro não for tão bom,
ele pode até ganhar uma ou outra corrida, mas não vai poder ser campeão — falou Lito.
E se foram perdidas as 18 vitórias de Kimi Raikkonen, que deixaria a briga empatada, os pilotos podem ganhar os 11 triunfos de Jacques Villeneuve, que ainda negocia um possível retorno à categoria. Outro que pode dar uma colaboração é o irmão de Schumacher, o caçula Ralf. O alemão conversou com equipes como a Renault e disse que sua chama permanece acesa. O alemão venceu seis vezes.
Sem saber ainda como estão os carros para 2010 e quais pilotos estarão mais bem preparados, cinco pilotos são apontados como principais rivais de Schumacher.
— Favorito absoluto para o título não tem nenhum, olhando agora, é um exercício de adivinhação. São pilotos que com bons carros, podem brigar. Além de Schumacher, Vettel, Alonso e Hamilton não tenho dúvidas que possam brigar. Quanto ao Massa, temos que ver, e Button deve resolver o problema dentro de casa, já que
ele não é absoluto em sua
equipe — disse Lito.
Confira quantas vitórias cada piloto conquistou na Fórmula-1 na carreira:
Michael Schumacher — 91 vitórias
Fernando Alonso — 21 vitórias
Felipe Massa — 11 vitórias
Rubens Barrichello — 11 vitórias
Lewis Hamilton — 11 vitórias
Jenson Button — 7 vitórias
Sebastian Vettel — 5 vitórias
Giancarlo Fisichella — 3 vitórias
Mark Webber — 2 vitórias
Robert Kubica — 1 vitória
Jarno Trulli — 1 vitória
Heikki Kovalainen — 1 vitória