| 25/12/2009 15h34min
Enquanto que na maior parte da Europa os campeonatos nacionais estão em recesso por causa das festas de fim de ano, na Inglaterra a bola vai rolar normalmente neste final de semana. É o tradicional “Boxing Day”, um feriado natalino britânico de origem na Idade Média mas que foi incorporado ao futebol da Terra da Rainha, fazendo com as rodadas do Campeonato Inglês sejam disputadas em um espaço de dois ou três dias. As informações são do site GloboEsporte.com.
Apesar do pouco espaço de tempo, os amantes do esporte bretão adoram essas jornadas “aceleradas” disputadas entre Natal e o Ano Novo. As audiências dos jogos transmitidos pelas emissoras que detêm os direitos aumentam, assim como os estádios ficam lotados.
– É uma oportunidade para sair de casa para não ter de aguentar as sogras e conversas sem interesse, tomar umas cervejas com os amigos e ver futebol. O paraíso deve ser uma coisa assim – disse o ex-jogador Gary Lineker, que por muito tempo defendeu o Tottenham e a seleção inglesa.
No sábado, o Chelsea, líder da competição com 41 pontos e já com o título simbólico de campeão de inverno, visita o Birmingham na abertura da 19ª rodada (a última do primeiro turno). Dois dias depois, em plena segunda-feira, a equipe recebe o Fulham em Stamford Bridge.
Para as duas partidas, o técnico Carlo Ancelotti não contará com Anelka, Deco e Essien. Os três jogadores estão machucados.
Outra atração do “Boxing Day” é a estreia do italiano Roberto Mancini no comando do Manchester City (sexto colocado, com 29 pontos). O treinador vai dirigir o time no sábado diante do Stoke, em casa.
Chelsea lidera a competição com 41 pontos e já com o título simbólico de campeão de inverno
Foto:
Tom Hevezi, AP