| 18/12/2009 07h11min
As comemorações do Centenário do Inter não se restringiram ao mês do aniversário. A organização de eventos para o ano de 2009 alcançou todos os objetivos traçados pelo planejamento de marketing e superou expectativas. A passagem dos 100 anos fechou um ciclo estratégico traçado em 2003. Agora, o clube organiza suas metas de 2010 a 2019. Para esse período, um dos pontos será a consolidação da marca Inter no resto do Brasil e no Exterior.
– No Brasil, estamos trabalhando forte desde 2007 para sermos a segunda marca no coração dos torcedores. Nas regiões onde não há tradição de futebol, Nordeste, Litoral de Santa Catarina ou Norte, você pode tentar disputar espaço com Flamengo, Corinthians e Vasco. Estamos atuando também na expansão da marca para Ásia e Oriente Médio, que são mercados emergentes – afirma Jorge Avancini, diretor de marketing do Colorado.
Além da promoção da marca, os outros focos do clube para os próximos nove anos serão a consolidação do quadro social com mais de 103 mil torcedores e a modernização do Complexo Beira-Rio, já visando a Copa de 2014. O plano é tornar a sede colorada em um local de entretenimento e lazer que seja rentável.
– O Beira-Rio acolheu 40 jogos em 2009 e depois ficou parado, isso gera custo. Temos olhado muito os modelos norte-americanos de como transformar uma arena em uma grande área de entretenimento. Quando o torcedor vem para o Beira-Rio precisa ficar o maior tempo possível – explica o dirigente.
As receitas do marketing tiveram um crescimento significativo nos últimos anos. Em 2006, o faturamento não chegou a R$ 11 milhões. Já em 2009 a ideia é fechar com R$ 18,5 milhões e, para 2010, a meta de ganhos chega à cifra de R$ 23 milhões.
– Hoje o marketing representa no orçamento do clube em torno de 18%, é o que o setor contribui em eventos, cotas de patrocínio, a parte comercial de toda exploração de merchandising no complexo, licenciamentos e franquias – explica Avancini.
Os licenciamentos e franquias têm uma fatia importante nesse bolo. O faturamento saltou de R$ 500 mil no ano em que o Inter conquistou o Mundial para R$ 4,5 milhões em 2009. Se em 2006 o clube tinha 18 lojas, hoje conta com 55 na Região Sul e projeta ampliar esse número para 100 em todo Brasil.
Clubes modelos
Na modernização da gestão nos últimos anos, o Inter priorizou a profissionalização de todos os setores. Nesse trabalho, o clube se inspira nos exemplos de São Paulo e Boca Juniors na América do Sul. Ao observar o futebol europeu, o exemplo maior é da instituição eleita pela Fifa como a melhor do século XX.
– O Real Madrid é o modelo. É o maior clube do mundo, com um orçamento para 2009 de € 340 milhões. Tentamos aproveitar o que cada um tem de bom e adaptar a nossa realidade – salienta Jorge Avancini.
Balanço das ações de marketing da Dupla de Gre-Nal