| 16/12/2009 19h14min
A G7 Cinema, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, anunciou o lançamento de dois filmes que vão retratar a rivalidade Gre-Nal na visão do torcedor. A previsão de estreia nos cinemas é maio de 2010, e os dois longas-metragens serão exibidos no mesmo dia, justamente para juntar colorados e gremistas.
– O público tem que sentir a mesma emoção e paixão que sentem no estádio no cinema – disse o presidente da G7 Cinema, Gustavo Ioschpe, durante a coletiva de imprensa na tarde desta quarta.
O foco dos filmes são os torcedores. Através do site filmegrenal.com.br, colorados e gremistas podem acessar suas respectivas áreas para mandar vídeos, depoimentos, e ainda escolher o cartaz dos filmes que, depois, irão virar a capa dos DVDs.
– Os melhores serão selecionados pela equipe e vão contar suas histórias no filme – explicou Ioschpe.
Os torcedores podem mandar suas ideias até o dia 15 de janeiro de 2010. Os nomes dos filmes já foram definidos: Supremacia Vermelha (em referência ao "campeão de tudo") e GRÊM10X0 (referência ao primeiro Gre-Nal da história).
Durante o anúncio, integrantes das equipes coloradas e gremistas que trabalham na produção e execução dos filmes, aproveitaram o momento para cornetear os rivais.
– É bom que o Grêmio seja imortal, porque o Inter tem em quem bater todo o ano, não morre nunca – cutucou o colorado e vice de marketing Jorge Avancini, que faz parte da equipe do filme do Inter.
– Nós também temos alguns recordes, como o gol mais rápido dos Gre-Nais, que foi do Iura, 14 segundos. Não foi batido até hoje – respondeu a gremista Ema de Souza, do Memorial do Grêmio, que integra a equipe do filme tricolor.
Os filmes terão duração entre 80 e 100 minutos cada um.
Confira um trecho da coletiva de imprensa:
Por trás do filme do Inter:
Fabiano de Souza, direção: Roteirista e diretor de cinema e televisão. Rodou diversos curtas metragens e assinou vários programas especiais da RBS TV. Entre suas realizações estão Um estrangeiro em Porto Alegre (1999), Cinco Naipes (2004) e O Louco (2007). No meio disso, tornou-se professor dos cursos de Produção Audiovisual e Publicidade e Propaganda da FAMECOS/PUCRS.
Luís Augusto Fischer, roteiro: Professor de literatura e escritor. Escreveu o livro Meu Pequeno Colorado e é co-autor, com Fernando Carvalho, de De Belém a Yokohama.É também o autor do roteiro dos filmes Gigante – Como o Inter Conquistou o Mundo e Nada Vai nos Separar – Os Cem Anos do S.C. Internacional.
Por trás do filme do Grêmio:
Beto Souza, direção: Bacharel em Jornalismo Gráfico e Audiovisual pela UFRGS, Beto Souza trabalha com cinema desde 1985. Já dirigiu e produziu diversos títulos e conquistou vários prêmios nacionais e internacionais tanto com produções em filme, quanto em vídeo. ntre seus filmes destacam-se Netto Perde Sua Alma - lançado nos cinemas nacionais em 2001 e vencedor de 13 prêmios em festivais no Brasil e no exterior – e Cerro do Jarau, que estreou nos cinemas gaúchos no final de 2005.Beto dirigiu o filme Inacreditável – A Batalha dos Aflitos.
Eduardo Bueno (o Peninha), roteiro: Jornalista, passou por quase todos jornais, revistas e TVs do país. Meio cansado da vida das redações - onde há gente que torce por outros times -, Bueno resolveu arriscar-se nas águas da história do Brasil e, nelas, achou seu porto seguro. Ele é o autor do roteiro de Inacreditável – A Batalha dos Aflitos.
CLICESPORTES