| 03/12/2009 19h45min
Na semana da última e polêmica rodada do Brasileirão, o clicEsportes relembra outros jogos que colocaram a rivalidade Gre-Nal em evidência em uma competição nacional. Chegou a vez da partida válida pela última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro de 1996.
Após uma campanha de recuperação sob o comando do então técnico Elias Figueroa, o Inter precisava apenas de uma vitória sobre o rebaixado Bragantino para se classificar entre os oito primeiros. Mas o pênalti perdido pelo centroavante Leandro Machado e a derrota por 1 a 0 no Marcelo Stéfani frustaram as esperanças dos colorados de participarem das fases de mata-mata.
Mesmo perdendo, porém, o Inter poderia ter seguido no campeonato, dependendo de resultados paralelos. Se o Goiás fosse derrotado pelo Grêmio no Olímpico, por exemplo, o time de Figueroa entraria nas quartas-de-final. Porém, o bom time do Grêmio de 1996, que seria o campeão daquele ano, perdeu por 3 a 1 para o Goiás em casa. E o placar do
Olímpico não perdoou. A
mensagem "Eles estão fora" levou ao delírio a torcida, nem um pouco triste com a derrota, afinal a equipe já estava classificada. Tudo por causa da rivalidade Gre-Nal.
A classificação da primeira fase terminou assim:
6. Grêmio - 38 pontos
7. Goiás - 37 pontos
8. Portuguesa - 36 pontos
9. Inter - 35 pontos
10. Sport - 35 pontos
11. São Paulo - 35 pontos
Depois deste episódio, a frase virou moda no Rio Grande do Sul. Sempre que um dos times é eliminado de alguma competição, é comum ver nos ares algum aviãozinho conduzindo uma faixa e a famosa inscrição.
Detalhe: Grêmio e Goiás se encontraram logo depois, na semifinal, e o time de Felipão teve poucas dificuldades para se classificar. Venceu no Serra Dourada por 3 a 1 e empatou no Olímpico em 2 a 2.
Clique no ícone ao lado e confira a galeria de fotos do jogo da
primeira fase.
Grêmio perdeu para o Goiás por 3 a 1 a partida em que poderia ter classificado o Inter pelo Brasileirão de 1996
Foto:
clicEsportes