| 24/11/2009 17h44min
Na madrugada desta Quarta-feira, em Tóquio, no Japão, foi realizado o sorteio dos grupos do Campeonato Mundial feminino de vôlei 2010. O Brasil, que buscará o título inédito, está na chave B, sediada na cidade japonesa de Hamatsu, e o Quênia será seu adversário na estreia. Depois, a seleção brasileira atual campeã olímpica enfrentará República Checa, Holanda, Porto Rico e Itália. A competição acontecerá de 29 de outubro a 14 de novembro.
O grupo A, com sede em Tóquio, conta com Sérvia, Polônia, Peru, Argélia, Japão e Costa Rica. No C, em Matsumoto, jogarão Estados Unidos, Alemanha, Croácia, Cuba, Cazaquistão e Tailândia. A chave D, em Osaka, ficou definida com as seleções da Rússia, Turquia, Canadá, China, Coreia do Sul e República Dominicana.
Duas seleções também estiveram na caminhada do Brasil na fase inicial da última edição do Mundial, em 2006, no Japão: Holanda e Porto Rico. A seleção brasileira enfrentou ainda Cazaquistão, Estados Unidos e Camarões.
Classificado para a segunda fase, o
Brasil superou Azerbaijão, China, Alemanha e Rússia, nas semifinais.
Na fase decisiva do Mundial o Brasil superou a Sérvia e Montenegro por 3 sets a 1. Na final, novamente diante da Rússia, veio a derrota por 3 sets a 2, e a medalha de prata.
Na semana passada, a Federação Internacional de Volleyball divulgou a tabela da 18ª edição do Grand Prix. Octacampeão (94/96/98/04/05/06/08/09), o Brasil está no grupo A, e enfrentará, em casa, na primeira semana da competição, entre os dias 6 e 9 de agosto, as seleções da Itália, Japão e Coreia do Sul.
Macau é a sede do grupo E, o do Brasil, na segunda semana de competição, de 13 a 15 de agosto. As adversárias da seleção brasileira serão China, Holanda e República Dominicana. Na terceira fase, na Coreia do Sul, de 20 a 22, será a vez de Polônia, Porto Rico e das donas da casa. A fase final do Grand Prix acontecerá na cidade chinesa de Ningbo, entre os dias 25 e 29 de agosto.
Em 2009, a
seleção brasileira feminina disputou sete
campeonatos e perdeu apenas um — a Copa dos Campeões. Ao todo, foram 45 jogos disputados e duas derrotas - a primeira para a República Dominicana, em junho, na Copa Pan-Americana, nos Estados Unidos, e a segunda para a Itália, este mês.
Os seis títulos conquistados nesta temporada foram: Montreux Volley Masters, na Suíça, Copa Pan-Americana, nos Estados Unidos, Grand Prix, na Ásia, Torneio Classificatório para o Mundial 2010, em Minas Gerais, Campeonato Sul-Americano, em Porto Alegre, e Final Four, no Peru.