| 23/11/2009 10h24min
Um dos pilares da seleção na conquista da Copa dos Campeões de vôlei e em toda a temporada, o líbero Serginho destacou a importância do entrosamento de gerações no time nacional. O Brasil garantiu o título nesta segunda ao derrotar o Japão por 3 sets a 0 em Nagoya. As parciais da partida foram: 25/12, 26/24 e 25/22.
– Mostramos muita evolução nessa competição. Nos dedicamos muito para isso e brigamos muito para que isso acontecesse também. Acho que esse é o espírito. É isso que nós, que já estamos mais acostumados com momentos de tensão, tentamos passar para os mais jovens – disse Serginho.
– O grupo é muito unido e, dessa maneira, nos cobramos muito para melhorar. Sempre procuro passar também tranquilidade para meus companheiros. Dessa maneira chegamos a mais um título – completou o líbero.
Dois novatos também mereceram destaque nessa conquista brasileira. Ditando o ritmo do time durante toda a competição, o levantador Bruno sabe o quanto é importante encerrar um ano com três títulos.
– Tivemos apenas uma derrota no ano todo, mas sabemos que não chegamos ainda em lugar nenhum. Temos que evoluir e aprender muito para continuar entre os melhores. É uma responsabilidade muito grande substituir um grupo tão vitorioso como o que esteve aqui até o último ciclo. Tudo que o que conseguimos tem uma participação daqueles jogadores – afirmou Bruno.
O oposto Leandro Vissotto fez avaliação positiva da temporada:
– Estou muito feliz com tudo que aconteceu esse ano. Foi inesquecível para mim. Ganhei cinco títulos, três com a seleção e dois com meu clube. É a realização de um sonho. Eu sempre quis estar aqui e fico muito contente em ajudar. Penso que é apenas o primeiro ano. É só o começo. Espero que esse sonho se prolongue até os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016 – encerrou Vissotto, que marcou 14 pontos contra o Japão.