| 03/11/2009 10h55min
A Cimed estreia nesta terça-feira, dia 3, às 15h (horário de Brasília), no Mundial de Clubes em Doha, no Catar, contra o Payakan, do Irã. A competição retorna ao calendário da Federação Internacional de Vôlei após 17 anos de ausência.
>>> Acompanhe a partida ao vivo clicando no player no final da matéria
Na última vez em que foi disputado, o Mediolanum, da Itália, sagrou-se campeão do torneio. Atual campeã da Superliga, a Cimed é a única representante do continente sul-americano. Terá pela frente times fortes, como o italiano Trentino, o russo Zenit Kazan e o polonês PGE Skra Belchatow.
Na primeira fase, a Cimed enfrenta o Payakan, o Al-Arabi, do Catar, e o PGE Skra Belchatow pelo Grupo B. Na outra chave estão o Trentino, o Zenit, o Corozal, de Porto Rico, e o Zamalek, do Egito. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para a semifinais, no sábado, dia 7. A final ocorre no domingo, dia
8.
Uma das novidades da competição é a "Golden
Formula", regra que será testada durante o torneio e onde o primeiro ataque de cada equipe só pode ser feito da linha dos três metros, ou seja, do fundo da quadra. A regra foi criada para deixar a bola no ar por mais tempo nos chamados ralis.
— A gente nem falava dessa regra durante o Sul-Americano (torneio que deu vaga à Cimed para o Mundial), mas depois tivemos duas semanas e meia livres para os treinos enquanto os outros times ainda disputavam os campeonatos nacionais — ressaltou o técnico da Cimed, Marcos Pacheco.