| 01/11/2009 18h14min
Ronaldo bem que tentou: fez dois gols e deixou o Corinthians duas vezes na frente do placar. Mas o Palmeiras foi mais do que valente: com um jogador a menos desde os 36 minutos do primeiro tempo, a equipe reagiu duas vezes. Resultado do clássico: 2 a 2. E quem pôde comemorar mais em Presidente Prudente foi o Alviverde que com a igualdade no placar manteve a escrita de mais de três anos sem perder do maior rival e ainda voltou ao primeiro lugar do Brasileirão.
Já são 19 rodadas na liderança do Nacional, o equivalente a um turno do Campeonato. O técnico Muricy Ramalho estreou justamente depois do jogo contra o Timão na primeira parte e desde então a equipe ponteia o torneio. De quebra, manteve a ivencibilidade de sete jogos sem perder do maior rival.
Durante a semana, jogadores e comissões técnicas das duas equipes já previam que o forte calor das 15h (16h, por conta do horário de verão) iria atrapalhar, principalmente, o primeiro tempo do clássico. E realmente a partida começou mais lenta, com os dois times evitando a correria. O sol era tão forte que o Alviverde, mandante da partida, decidiu jogar de branco.
Nem por isso, o clássico deixou de ser disputado. O Palmeiras começou melhor aproveitando, principalmente, os espaços dados pelos improvisados laterais corintianos: Jucilei, que é volante, na direita e Balbuena, lateral-direito de origem, na esquerda. Figueroa e Armero tiveram as suas chances, mas não aproveitaram.
Depois de um leve domínio do Verdão no início, o Corinthians melhorou e equilibrou, ainda mais, o dérbi. E quando o Timão frequentava mais o campo de ataque, Defederico deu um lindo passe para Jorge Henrique, que entrou sozinho e foi derrubado por Marcos.Ronaldo bateu aos 39 minutos e, mais uma vez, os corintianos puderam comemorar um gol do Fenômeno sobre o rival, em Prudente, com Bruno no gol e do mesmo lado do tento do Paulistão.
O prejuízo foi duplo para o Alviverde: além da desvantagem no placar ainda teve o seu goleiro titular expulso. E as coisas ainda poderiam ter ficado piores para o Palmeiras: aos 40 minutos, o zagueiro Danilo deu uma entrada forte em Jorge Henrique e o árbitroHeber Roberto Lopes deu o amarelo ao palmeirense. Sobrou reclamações por parte dos jogadores do Timão, que queriam o vermelho.
Precisando, pelo menos, do empate para retomar à liderança do Brasileirão, o tecnico Muricy Ramalho abandonou o esquema com três zagueiros no intervalo. Marquinhos entrou na vaga de Marcão para tentar povar melhor o meio-de-campo e dar mais força ofensiva ao Verdão.
E a tática (ou vontade?) de Muricy deu certo logo aos 6 minutos. Marquinhos sofreu falta na lateral esquerda, que Figueroa bateu e Danilo - que os corintianos pediram a expulsão durante o intervalo - cabeceou para o gol. Festa do lado verde em Presidente Prudente!
Com poucas pretensões no Brasileirão e com um jogador a mais, o Corinthians partiu para a o ataque: era a hora de acabar com o jejum! Mano Menezes tirou o lateral Balbuena e colocou Dentinho aos 19 minutos. Se o camisa 31 não foi decisivo, a mentalidade ofensiva do Timão, foi, no mesmo minuto. Em outra bola metida por Defederico, Ronaldo esperou a saída errada de Bruno e marcou o segundo gol. O Fenômeno fez a alegria dos corintianos e pediu silêncio aos rivais!
E quando as coisas pareciam ruins para o Palmeiras, o time conseguiu o empate. E naquela jogada que caracterizou os time de Muricy Ramalho: bola parada. Mais uma vez Figueroa cruzou na medida e Maurício empatou 38 minutos. Mais do que a manutenção da escrita, o tento da liderança!
As duas equipes agora só voltam à campo no próximo domingo. O Verdão enfrentará o Fluminense, no Maracanã. Já o Corinthians pegará o Santo André, no Pacaembu.
LANCEPRESS!