| 26/10/2009 21h13min
A Malwee está na grande final da Liga Futsal 2009. O time de Jaraguá do Sul venceu o Umuarama por 4 a 1 no tempo normal, e garantiu a classificação ao vencer a prorrogação por 1 a 0, em partida disputada na Arena Jaraguá nesta segunda-feira, dia 26. O jogo de ida, no Paraná, havia sido vencido pelo Umuarama por 5 a 3.
Leco, Falcão, Lenísio e Chico marcaram para a Malwee no tempo normal, com Augusto descontando para os paranaenses. Na prorrogação, Falcão marcou o gol da vitória e da classificação à final, a quinta consecutiva que a Malwee vai disputar na Liga Futsal. A equipe catarinense agora espera o ganhador do confronto entre Carlos Barbosa e Florianópolis nesta terça, 27, no Rio Grande do Sul, para conhecer o adversário na decisão do campeonato.
O jogo
Precisando da vitória para levar o jogo para o tempo extra, a Malwee tentou pressionar desde o início do confronto, mas esbarrou na
defesa fechada do time paranaense. E a primeira
grande chance foi dos visitantes, quando o goleiro Tiago perdeu a bola no meio da quadra e Cabreúva salvou, de cabeça, o que seria o gol inicial do jogo após chute de Rubinho.
A Malwee teve grande oportunidade quando Falcão recebeu na área, deu um chapéu em Reginho e foi derrubado pelo goleiro quando ia concluir. Pênalti que o próprio Falcão cobrou, mas o arqueiro reserva Alesi defendeu. O Umuarama continuou fazendo muitas faltas, e Lenísio teve a chance na sequência em tiro livre direto, mas Alesi defendeu mais uma vez.
O time da casa ainda teve mais um tiro livre logo em seguida, mas Alesi, destaque dos paranaenses, defendeu a cobrança de Fernandinho. Pouco depois, no entanto, em saída de jogo errada do Umuarama, Leco foi esperto e chutou de canhota para abrir o placar. A Malwee conseguiu aumentar ainda no primeiro tempo, quando Falcão tabelou com Cabreúva e chutou para o gol vazio, fazendo 2 a 0.
Malwee melhor no segundo
tempo
A Malwee se soltou na
segunda etapa e teve tranquilidade para construir o placar. Com quatro minutos, Lenísio tabelou com Leco, saiu na cara de Reginho e só tirou do goleiro para marcar o terceiro gol da noite. O Umuarama passou a atuar com o arqueiro Gian, que avança bastante para trabalhar com os pés, na tentativa de diminuir o prejuízo.
Foi em uma destas subidas, porém, que a Malwee marcou o quarto gol. Gian fez o passe errado no meio da quadra, e Chico chutou da quadra de defesa para o gol vazio, praticamente definindo o resultado do tempo regulamentar. Os paranaenses ainda descontaram no final com Augusto debaixo do gol, após chute cruzado que veio da esquerda.
Falcão marca no tempo extra
O triunfo dos anfitrões no tempo normal levou a decisão da vaga à final para a prorrogação, com dois tempos de cinco minutos. E o gol da classificação catarinense veio dos pés do craque Falcão, ainda no primeiro tempo: após o goleiro Tiago avançar e
chutar duas vezes, para defesas à queima-roupa de
Gian, Falcão pegou a sobra e mandou para o fundo das redes. Pouco depois, o craque foi substituído com dores na coxa e não voltou mais à quadra.
O Umuarama tentou pressionar até o final em busca do tento que levaria a partida para a disputa de pênaltis, mas Tiago estava atento, e a defesa da Malwee se fechou bem para garantir a vitória. Final de prorrogação com 1 a 0 no placar, para delírio da torcida que compareceu à Arena Jaraguá.
Veja os detalhes no acompamento em tempo real da partida:
Falcão chegou a perder um pênati, mas marcou o gol da classificação da Malwee à grande decisão
Foto:
Luciano Moraes