| 21/10/2009 07h11min
A ano de 2003 foi de agonia para a torcida gremista. O sofrimento pelo risco de rebaixamento durou até o final do Campeonato Brasileiro daquele ano. Mas a reação começou na tarde do dia 12 de outubro, no Gre-Nal 356. O personagem principal do clássico foi o centroavante Christian, que fez o único gol sobre o Inter, seu ex-clube, dentro do Beira-Rio, em frente da maioria colorada nas arquibancadas.
A vitória não tirou o Tricolor da zona de rebaixamento naquele momento, mas devolveu a confiança ao grupo e torcedores. Christian marcou aos 34 minutos do primeiro tempo. O jogador recebeu de Cláudio Pitbull e não desperdiçou, mandando no ângulo do goleiro Clemer. Como escreveu David Coimba na crônica da partida em Zero Hora: "Christian preocupou sempre a defesa do Inter, os zagueiros jamais ficaram tranquilos com ele por perto".
Por conta do gol, o jogador arrumou problema com os pais, torcedores do Inter.
– Eles são colorados doentes, e o meu pai não quis me atender. Depois de um dia tão importante para um filho, o normal seria ele me dar os parabéns. Mas ele não deu nem boa tarde (risos)! – brincou.
Se na frente o centroavante resolveu, no meio-campo a escalação de Adilson Batista com Gavião, Tinga e Leanderson foi competente na marcação. Do lado colorado, Daniel Carvalho e Nilmar foram anulados pela pressão adversária e não conseguiram balançar as redes.
No segundo tempo, Christian sentiu dores no joelho e deu lugar a Élton. Como conta o livro A História dos Gre-nais, de David Coimbra, Mário Marcos de Souza e Nico Noronha, o jogador não foi para o vestiário: ficou na casamata incentivando os companheiros.
– Para a torcida, um gesto assim funcionou como o fim de qualquer restrição que ela pudesse ter em relação a um jogador saído das categorias de base do principal inimigo de futebol gaúcho – destaca a publicação.
A derrota prejudicou o objetivo colorado de conquistar uma vaga à Copa Libertadores de 2004 - ao fim da 36ª rodada, a equipe ocupava a sétima posição com 57 pontos. Já o Grêmio seguia na lanterna com 33, mas escaparia do rebaixamento ao fim do Nacional.
CLICESPORTESINTER (0) | GRÊMIO (1) |
---|---|
Clemer; Wilson, Sangaletti e Vinícius; Gavilán, Claiton, Flávio (Elder Granja), Daniel Carvalho (Jéferson Feijão) e Edu Silva; Diego e Nilmar. | Eduardo; Anderson Lima, Baloy, Adriano e Gilberto; Gavião, Tinga, Leanderson e Caio (Carlos Miguel); Cláudio Pitbull (Marcelinho) e Christian (Élton). |
Técnico: Muricy Ramalho | Técnico: Adilson Batista |
Campeonato Brasileiro de 2003 - 12/10/2009. Local: Estádio Beira-Rio. Arbitragem: Heber Roberto Lopes auxiliado por Roberto Braatz e Rogério Rolim. Gol: Christian (G) aos 34 minutos do primeiro tempo. Cartões amarelos: Diego, Gavillán, Sangaletti e Vinícius (I), Anderson Lima, Pitbull, Leanderson, Baloy e Gavião (G). Cartões vermelhos: Sangaletti (I) e Anderson Lima (G). Público: 45.442 pessoas no total. Renda: R$ 413.635. |