| 16/10/2009 07h13min
Disputado há 36 anos, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula-1 já foi palco de várias corridas memoráveis, sobretudo em Interlagos. O circuito paulista sediou a primeira corrida da categoria no país, em 1972. No ano seguinte, passou a fazer parte do calendário oficial da Fórmula-1.
A prova também já foi realizada no circuito de Jacarepaguá (RJ), em 1978 e de 1981 até 1989. Foi lá que Nelson Piquet conquistou suas duas vitórias no Brasil, em 1983 e 1986. Posteriormente, o autódromo carioca foi rebatizado com o nome do tricampeão mundial.
Mas foi Interlagos que se tornou a “casa” da Fórmula-1 no Brasil. O circuito paulista, um dos poucos do atual calendário no sentido anti-horário, agrada aos pilotos por ter vários pontos de ultrapassagens. O aperto nos boxes sempre foi um problema, mas nada que o impedisse de tornar-se um “clássico”, ao lado de pistas como Spa-Francorchamps, Monza e Suzuka.
Interlagos também foi palco de grandes glórias e fracassos para os pilotos brasileiros. Emerson Fittipaldi ganhou a prova três vezes. José Carlos Pace, Ayrton Senna e Felipe Massa também venceram em casa. Rubens Barrichello tentará quebrar esse tabu em 2009. Para relembrar um pouco dessa história, selecionamos cinco corridas emocionantes nas quais os brasileiros foram protagonistas. Escolha a sua favorita!
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1975 – A primeira dobradinha brasileira
Emerson Fittipaldi venceu as três primeiras corridas oficiais no Brasil. E provavelmente venceria a quarta, não fosse
José Carlos Pace, o Moco. Beneficiado por uma quebra do francês Jean-Pierre Jarier, o brasileiro, da
Brabham, assumiu a liderança da prova e cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido por Emerson. Foi a primeira dobradinha do Brasil na Fórmula-1 e a única vitória de Pace na categoria. Dois anos depois, ele faleceria em um acidente aéreo, aos 32 anos. Em 1985, Interlagos passou oficialmente a se chamar Autódromo José Carlos Pace.
1991 – Senna vence com uma marcha
A corrida de 1991 marcou a primeira vitória de Ayrton Senna no Brasil. Então bicampeão mundial, o brasileiro tentava pela oitava vez um triunfo diante de seus fãs. No treino classificatório, Senna venceu o primeiro duelo contra Nigel Mansell, da Williams, e ficou com a pole position. O brasileiro dominou a prova de ponta a ponta, mas no final um problema na caixa de câmbio da McLaren tornou a corrida dramática – cindo das seis marchas do carro não funcionavam. Senna resistiu
e, no final da prova, precisou de
ajuda para ser retirado do carro de tão exausto que estava.
1993 – Ultrapassagem antológica de Senna
Só um milagre faria Ayrton Senna vencer o GP do Brasil de 1993. Os carros da Williams, então com um sistema de suspensão revolucionário, haviam dominado a temporada anterior e se encaminhavam para repetir o feito com a dupla formada por Alain Prost e Damon Hill. O brasileiro largou na segundo fila, ao lado de Michael Schumacher, da Benetton, e atrás das duas Williams. A equipe inglesa dominou a corrida até a 26ª volta, quando um temporal desabou sobre Interlagos. Na chuva, Prost bateu no fim da reta principal e abandonou a prova. Com uma ultrapassagem antológica sobre Hill, Senna assumiu a liderança e venceu a prova. No final, a torcida brasileira invadiu a pista, cercou o carro do piloto brasileiro e o carregou nos braços.
2003 – Pane seca tira vitória de Rubinho
Uma das corridas mais dramáticas e cheia de acidentes da história da Fórmula-1. Restaram apenas nove pilotos na pista quando a corrida foi interrompida, na volta 55, após um grave acidente na entrada da reta envolvendo Mark Webber e Fernando Alonso. A chuva tirou vários pilotos da pista, incluindo o alemão Michael Schumacher. Rubens Barrichello, então na Ferrari, chegou a liderar a prova por um bom tempo, mas teve pane seca. No fim, os comissários declararam Kimi Raikkonen o vencedor, mas depois viram que quem estava na frente quando a bandeira vermelha foi levantada era o italiano Giancarlo Fisichella, da Jordan.
2008 – Massa perde o título na última curva
Talvez por estar bem vivo na memória de muitos amantes
da Fórmula-1, o GP do Brasil de 2008 tem sido
escolhido por várias publicações especializadas como o mais emocionante de todos os tempos. Nunca antes um campeonato fora decidido na última curva da última volta da última corrida da temporada. Felipe Massa chegou ao Brasil precisando vencer a prova e torcer para que Lewis Hamilton ficasse no máximo em sexto lugar. A chuva, mais uma vez, apareceu no começo e no final da prova. O piloto da McLaren, que fazia uma corrida conservadora, caiu para a sexta posição nas últimas voltas, mas recuperou o quinto lugar na última curva porque Timo Glock, da Toyota, perdeu rendimento com os pneus lisos. Massa cruzou a linha de chegada como campeão, mas acabou perdendo o título por apenas um ponto de diferença.