| 14/10/2009 08h30min
Faltando nove rodadas para o fim do Brasileiro, o Avaí chegou a uma situação confortável na tabela. Nas últimas três edições do campeonato, nenhum clube que fez mais de 34 pontos até a 29ª rodada, o atual momento do Nacional, foi rebaixado. O Leão, com 40, está próximo de atingir sua primeira meta — a permanência na Série A.
O Diário Catarinense pesquisou as três últimas edições do Brasileiro, quando 20 clubes participaram da disputa. A análise mostrou um padrão, dado o equilíbrio da competição. Nos três campeonatos, dos quatro rebaixados à Série B, pelo menos três estavam na zona de degola até a 29ª rodada. Em 2007, todos estavam no G-4 de baixo.
No ano passado, apenas o Figueirense estava fora da zona de rebaixamento, com 33 pontos. Em 2006, a mesma situação aconteceu com a Ponte Preta. Nas três edições, o clube que atingiu 45 pontos permaneceu na Série A. Mas o matemático Tristão Garcia, do infobola.com.br, argumenta que é melhor os times trabalharem com uma
margem maior: 47 pontos.
Como joga duas partidas em casa seguidas, o Avaí tem boas chances de atingir logo a sua meta. Silas diz que Sul-Americana vai motivar seus comandados. E quando a meta for confirmada, qual será a motivação do Avaí para o restante do campeonato?
— Essa ansiedade de buscar coisas boas, como a vaga na Copa Sul-Americana, é que vai nos motivar. Um outro lado positivo é que a gente entrou na casa dos 40 pontos. Não que vai ficar mais fácil, mas a gente entrou em uma situação que vai favorecer pelos jogos que nós temos. São duas partidas em casa, e, pelos duelos que nossos adversários têm, são todos complicados também — afirmou o técnico Silas após o empate com o Botafogo, em 2 a 2.
Elenco de Silas vai em busca de vaga na Sul-Americana
Foto:
Flávio Neves com arte de Adejair Pereira